Ouça "A Semana na História" toda segunda-feira, com o professor e historiador Reginaldo Dias, às 11h50, com reprises às 14h50
A semana na História
Em 12 de abril de 1961, o cosmonauta soviético Iuri Gagarin, a bordo da espaçonave Vostok 1, tornou-se o primeiro homem a orbitar a Terra. Avistando o planeta em seu voo, ele vocalizou a famosa frase: “Vejo a Terra. Ela é azul”.
Esse acontecimento extraordinário promoveu a aceleração da corrida aeroespacial entre a União Soviética e os Estados Unidos, como um capítulo da assim chamada Guerra Fria.
No final da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética, que haviam feito aliança para derrotar o nazifascismo, dividiram o mundo em áreas de influência, cada qual representando um projeto societário. Por um lado, o capitalismo representado pelos EUA; por outro, o socialismo representado pela União Soviética.
A ideia de que havia uma guerra fria sustentava-se na constatação de que as superpotências não se enfrentariam diretamente por causa do potencial destrutivo da tecnologia nuclear, mas disputariam o controle das diferentes regiões do planeta. Derivada dessa disputa de território, a corrida aeroespacial era vista como a conquista da última fronteira.
No final da década de 1950, a União Soviética liderava esse processo. Em outubro de 1957, como parte das comemorações do quadragésimo aniversário da Revolução Soviética, aquele país lançou o primeiro satélite artificial da Terra, conhecido como Sputinik 1. Antes de patrocinar um voo tripulado por um humano, eles promoveram testes com animais. Já em novembro de 1957, o Sputinik 2 foi lançado com a cadela Laika a bordo, o primeiro ser vivo a orbitar nosso planeta.
Nos três anos que separam esse evento da façanha protagonizada por Gagarin, houve a necessária evolução para que fosse executado, com êxito, o voo tripulado por um humano. Evidentemente, havia riscos consideráveis, como sempre existiram na ultrapassagem das fronteiras terrestres e também existiriam no projeto Apollo, desenvolvido pelos EUA, mas havia o estímulo de desbravar a nova fronteira.
Gagarin foi escolhido mediante um rigoroso processo de seleção. A literatura informa que ele se destacava pela resistência física e psicológica, por seu intelecto aguçado e por suas habilidades matemáticas.
Durante 108 minutos, a nave espacial tripulada por Gagarin circulou a Terra a uma velocidade aproximada de 28 mil km por hora e atingiu uma altitude máxima de 327 km. Quando estava em órbita, a nave era controlada por um computador. Caso houvesse algum imprevisto, havia um dispositivo que permitia que o piloto assumisse o controle. Não foi necessário.
Impactado pela façanha dos arqui-inimigos ideológicos, o presidente John F. Kennedy fez um pronunciamento ao povo de seu país, em rede nacional de televisão, e prometeu que os EUA levariam o homem à Lua até o final da década. Realizado por meio do projeto Apollo, esse objetivo foi alcançado em julho de 1969. Falaremos disso brevemente. Hoje é dia de lembrar de Gagarin, o primeiro homem a avistar a Terra a partir do espaço e nos informar, poeticamente, que o planeta é azul.
Ouça "A Semana na História" toda segunda-feira, com o professor e historiador Reginaldo Dias, às 11h50, com reprises às 14h50
Notícias da mesma editoria
A semana na História
A semana na História
A semana na História
30 de março de 1968: Carlos Lacerda comanda o último ato da Frente Ampla em Maringá
A semana na História
21 de março de 1932: presidente Vargas cria a Carteira Profissional
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional