Viver é ir além da vida
CBN Maringá

Opinião

Viver é ir além da vida

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 28/04/2022 - 10:38

O que vamos deixar para a posteridade, como seremos lembrados? Gostaríamos de ir além desta vida e deixar para uma posteridade a lembrança de nossa existência. Ficarmos vivos no coração e na mente de quem fica. A pergunta que muitos gostariam de fazer para os que ficam é se alguém sentirá sua falta.

Exercitamos a falta em muitas coisas. E o quanto um legado pode ficar nas pequenas coisas. Não precisa de uma revolução na vida de muitos, mas a mudança significativa na vida de alguns. Os poucos que aos poucos percebem que a sua existência se expressa nos sinais de que o ambiente onde se vive exala.

Na sociedade dos produtores que marcou as gerações que hoje tem mais de 50 anos, a vida era exercida na busca da empregabilidade. Hoje, se vive para a aquisição momentânea nas possibilidades intensas da aquisição. Viver para consumir. Logo, o que se é está na intensidade do que se apresenta ao mundo do que se tem.

Vivemos na busca incessante de sermos notados pela coleção de objetos que exaltam a existência. Mas, ao mesmo tempo, se dissolvem rapidamente com o tempo. Nunca tanta intensidade durou tão pouco. O anestésico alucinógeno precisa ser ingerido constantemente para que não se perca a excitação.  Ficar excitado deixou de ser uma temporalidade para se tornar uma exigência. Os objetos são a droga que gera a alucinação necessária para que a vida ganhe sentido dia a dia.

Não podemos ser apenas uma extensão das coisas. Temos que dar sentido e vida para o que existe. Não resumir nossa existência no que morre tão rápido e não vive o suficiente para colocarmos uma identidade. Viver é mais quando se dá sentido a vida. 

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade