Opinião
Opinião
Trabalho também educa
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 04/01/2024 - 10:07
O nosso grande desafio.
A qualificação de jovens para o mercado de trabalho é a nossa melhor saída para garantir o futuro de uma geração que tem índices preocupantes de inserção no mercado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 30% dos jovens entre 18 e 24 anos não trabalham.
Os fatores são diversos, o mais conhecido é a dificuldade de ser contratado para o primeiro emprego. A exigência de experiência profissional tira da maioria dos jovens a oportunidade de conseguirem uma vaga. Por isso, quem tem a chance de conseguir um estágio deve abraçá-la. Uma experiência que pode ser decisiva para o início de uma carreira profissional.
Outros fatores dizem respeito as habilidades de relacionamento exigidos em uma empresa. Ou seja, a necessidade de saber se comportar em um ambiente que exige respeito a hierarquia e busca de foco associado a resiliência. O que entre os jovens é algo difícil de se encontrar atualmente.
Trabalhar e educar no mesmo lugar.
Muitas empresas percebem que uma saída é preparar a própria mão-obra-através de programas de qualificação. ONGs estão se dedicando a esta prática. Uma das mais conhecidas é a Espro – Ensino Social Profissional.
Ela foi criada pelo Rotary e já tem 44 anos de atividade. Já colocou nas empresas 17 mil aprendizes e tem mais de 30 mil cadastrados. A instituição iniciou a colocação de estagiários em 2022 e já teve um crescimento de 60% de jovens encaminhados.
Empresas que fazem parcerias com instituições de ensino e promovem qualificação e inclusão de jovens no mercado de trabalho permitem a melhora no potencial produtivo da população. Isto em um país com mais de 30% de evasão escolar nos primeiros nove anos do ensino fundamental.
As pessoas precisam de um sentido para viver e o trabalho é uma demonstração de que é possível aliar qualificação com inclusão. Com ações como esta, o futuro agradece.
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade