Tiradentes, o herói fabricado
CBN Maringá

Opinião

Tiradentes, o herói fabricado

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 21/04/2022 - 07:25

Hoje se lembra da morte de Tiradentes, o dentista, alferes, comerciante e engenheiro. Há quem diga, um sonegador de impostos e contrabandista de produtos e pedras. Homenageado como o patrono cívico da nação.

Militar, nunca usou barba. Também, nunca teve cabelos compridos. As pinturas que mostram o homem altivo, de barba e cabelos longos, o “Jesus Cristo” da pátria, é fruto da imaginação do sacrifício pela pátria que se construiu sobre o “herói” nacional.

José Joaquim da Silva Xavier foi marcado com a frase célebre pouco antes de seu enforcamento no Rio de Janeiro em 1792, “Cumpri o meu papel”. Outra, na escola, declamada em lembrança do “herói pátrio” é a que diz, “Se sete vidas eu tivesse, sete vidas eu daria pela pátria”.

Não foi o líder da inconfidência. Mas ficou lembrado como o resumo de um movimento que nunca se tornou uma ação e sim uma conspiração. A Inconfidência Mineira, de 1789, nunca saiu as ruas, não foi um confronto aberto e declarado. Foi conspiração de gabinete.

Feito herói após a Proclamação da República (1889), transformado o dia da sua morte em feriado nacional em 1965, durante o regime militar, é o símbolo da luta pela liberdade.

Então o herói pátrio foi escolhido e parte considerável de seus feitos fabricado. Sua imagem criada para lembrar aquele que morreu pela pátria. Possivelmente, a pátria livre desejada por Tiradentes é bem diferente daquele que se tornou livre e esta que vivemos.

Quantos heróis são fabricados? Por um lado, estes personagens idolatrados não surgiram para serem uma realidade possível e sim um ideal a ser buscado ou a busca de expressar simbolicamente o melhor de nós sem nunca ter sido.

O personagem fabricado de Tiradentes nos faz refletir sobre o quanto que os ídolos perfeitos e desumanos são uma referência inalcançável. Eles nos condenam ao eterno mundo dos defeitos, limitações e fraquezas. Por isso, são falsos. Porém, não conseguiríamos idolatrar e amar alguém que fosse demasiadamente humano. Não construímos heróis para serem nosso espelho. Fazemos isso mais para encobrir nossas falhas.

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade