Tempo seco deixa Paraná em alerta para risco de incêndios; quando volta a chover?
Foto: Ilustrativa/Reprodução/Maringá em Fotos

'Veranico'

Tempo seco deixa Paraná em alerta para risco de incêndios; quando volta a chover?

Cidade por Monique Manganaro/GMC Online em 07/07/2022 - 16:59

O Paraná tem enfrentado um período de tempo bastante seco. Há semanas sem chuvas, diversas regiões do estado estão convivendo com dias ensolarados e altas temperaturas, e o clima seco já acende alertas para o meio ambiente. Nessa quarta-feira (6), o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) emitiu um comunicado sobre o risco muito alto de queimadas em todas as regiões do estado.

A condição de tempo seco também influencia diretamente na umidade relativa do ar, que pode atingir níveis críticos em alguns setores. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os níveis ideais para garantir a qualidade de vida da população variam entre 60% e 80%. Quando o índice estiver abaixo dos 30%, o quadro já é considerado preocupante.

Foto: Reprodução/Simepar
Foto: Reprodução/Simepar

Em Maringá, onde o tempo permanece estável e ensolarado nesta quinta-feira (7), a previsão é que esse índice fique entre 21% e 51%, segundo o Simepar. “Fica bastante prejudicada a qualidade do ar, pois, sem chuvas, temos uma grande concentração de poluentes na atmosfera e isso fica bem mais visível principalmente nos grandes centros urbanos”, afirma o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar. 

Segundo ele, a causa para este tempo extremamente seco é um bloqueio atmosférico, que está impedindo o avanço de frentes frias. “Sistemas frontais chegam até o Rio Grande do Sul, mas não conseguem evoluir em direção a Santa Catarina e Paraná. Por isso, tempo mais seco, predomínio de sol e temperaturas relativamente elevadas para esta época do ano”, explica. 

Apesar de o inverno ser uma estação do ano com mais períodos de seca, a condição de tempo mais quente registrada nas últimas semanas configura um quadro conhecido popularmente como “veranico”. 

E esta condição, conforme o meteorologista, deve predominar, pelo menos, até o início da semana que vem. Isso porque há previsão da chegada de uma frente fria que deve conseguir romper a barreira criada pelo bloqueio atmosférico. A expectativa é que as chuvas comecem a ser registradas no Paraná a partir de terça-feira (12). 

De acordo com o Simepar, em Maringá, há previsão de chuva também para terça-feira. Neste dia, a cidade deve ter tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva ao longo do dia. A expectativa é de um acumulado de aproximadamente oito milímetros. 

A chegada da instabilidade também vai ajudar a diminuir gradativamente as temperaturas no Paraná. Segundo Jacóbsen, uma massa de ar de origem polar deve se instalar no estado após a passagem da frente fria e diminuir consideravelmente as temperaturas. 

Foto: Reprodução/Simepar
Foto: Reprodução/Simepar

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade