Opinião
Opinião
Sociedade: de cada um e de todos nós
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 13/05/2019 - 08:56Enquanto alguns consideram que o estudo de Sociologia, Antropologia, História, em fim, disciplinas das áreas de Ciências Humanas, devem ser relegadas a um segundo plano, se esquece da vida em sociedade, sua importância. Hoje há uma defesa de que elas não seriam necessárias para a qualificação do indivíduo em sociedade. A condição em que vivemos mostra o sentido contrário.
Há mais de cem anos, Émile Durkheim, considerado um dos clássicos das ciências sociais, defendia a Sociologia como campo de conhecimento acadêmico. Os profissionais formados pelo ensino superior deveriam ter uma formação apurada sobre o fenômeno social. Como a sociedade se organiza e suas demandas, para o pensador francês, eram fundamentais. O ser humano é a construção da coletividade.
Para Durkheim a solidariedade social é o conjunto de dependência entre seus agentes. Não temos como viver em uma sociedade moderna se não considerarmos a necessidade da função dos demais agentes sociais. Somos e promovemos a vida coletiva. Nossa relação é dentro de um conjunto de fatores determinantes da nossa existência.
Formar um profissional sem que ele tenha compreensão da complexidade é estabelecer uma função às cegas dentro de um corpo social complexo. Somos determinados pelas relações sociais que estamos inseridos. Temos a falsa ideia de que determinamos nossas vidas, fazemos nossas escolhas, mas elas só são possíveis dentro das variáveis que a sociedade oferece.
Se não entendermos o papel que cumprimos na sociedade e as condições em que somos determinados pelo contexto das relações que produzimos, vivemos sem a dimensão do que e como temos relevância. Não contribuímos para que o funcionamento social seja eficiente. Nossa função é executar com eficácia a vida social, mas também contribuir para a melhora das condições particulares e coletivas.
Logo, para quem deseja ver o fim das disciplinas das ciências humanas nas instituições de ensino, deve pensar bem. Podemos estar contribuindo para uma sociedade carregada de conflitos e ações de retrocesso. Ampliar o autoritarismo e não permitir que os seres humanos mais qualificados exerçam de forma eficiente a sua função social.
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade