Para reduzir o tempo médio de abertura de uma empresa em todo o Paraná, a Redesim está treinando os servidores e gestores que acessam o sistema. Nesta segunda-feira(15) foi realizado um treinamento no Sebrae em Maringá. Wendel Gussoni, gestor do Sebrae, diz que aqui na região quase todas as cidades estão integradas à Redesim.
Redesim
Sistema pode permitir a abertura de uma empresa em dois dias ou menos
Economia por Luciana Peña em 15/07/2019 - 10:56A Redesim, Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, foi criada com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em 2016. Naquela época, o tempo médio para a abertura de uma empresa no país passava de cem dias, de acordo com o ranking Doing Business. Com a Redesim, este tempo caiu bastante. A expectativa é que chegue em média a dois dias para atividades de baixo risco e cinco dias para atividades de alto risco. Em Paiçandu, uma empresa de baixo risco pode ser aberta em 24 horas. Paiçandu foi uma das primeiras cidades do Paraná a implantar a Redesim, diz Samuel Gabriel, supervisor do cadastro de tributos da prefeitura.
A Redesim integra desde o fiscal da vigilância sanitária ao bombeiro, e por aí adiante. Quando o cidadão apresenta o pedido de abertura de empresa, não precisa bater perna protocolando documentos nas diversas repartições. Daí a estimativa de que cada vez será mais fácil abrir, manter e fechar uma empresa no Brasil, diz Anberson Bezerra da Silva, coordenador de Políticas Públicas do Sebrae.
A implantação da Redesim no Paraná é uma parceria da Junta Comercial e do Sebrae.
Notícias da mesma editoria
Volta às aulas
Safratec 2025
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade