A pandemia trouxe à tona um importante debate sobre os recursos públicos. Foi com o dinheiro dos impostos que o país conseguiu socorrer os brasileiros que ficaram sem renda da noite para o dia, pagando o auxílio emergencial.
Impostos que todos nós pagamos, e que para os mais pobres representa um peso maior no orçamento familiar. Por isso, nenhum centavo pode ser desviado.
Todo cidadão pode e deve fiscalizar o uso do dinheiro dos impostos.
O XXI Seminário Paranaense de Educação Fiscal discute esse tema. O seminário começa na tarde desta quarta-feira (2) e segue nessa quinta-feira (3). O evento será online.
A organização do evento é da UEM, em conjunto com as Receitas Estadual e Federal e Observatório Social de Maringá. Participam especialistas de todo o país.
O professor Marcílio Hubner, coordenador de educação fiscal na UEM, diz que com pandemia ou não, o cidadão precisa aprender a cuidar do recurso público fiscalizando os gastos dos gestores. [ouça no áudio acima]
O cidadão pode conferir as compras e contratos de órgãos públicos, em todas as esferas, pelos portais de transparência. E ficar atento às pistas de irregularidades. Mas primeiro é preciso ter consciência que o público não é gratuito. [ouça no áudio acima]
Duas mil pessoas já se inscreveram. O seminário começa 13h30 e será transmitido pelo Canal Amigos do MUDI, no Youtube.