Mais um dia de lotéricas com filas em Maringá. As lotéricas reabriram nessa segunda-feira por decreto municipal, que estabeleceu um calendário para o saque do auxílio emergencial no valor de R$ 600,00.
Mas faltou informar um detalhe: por enquanto o benefício só está sendo pago em lotéricas para quem já é correntista da Caixa. Ou seja, o dinheiro foi depositado e o saque na lotérica é feito como um terminal qualquer.
O resultado é que muita gente perdeu a viagem. A Claudiane Teodoro diz que ela e o marido foram para a fila da lotérica às 6h30 desta terça-feira.
O marido dela tem cadastro no CadÚnico, mas não é correntista da Caixa Econômica e nem do Banco do Brasil.
O dono da lotérica disse para o casal que o dinheiro ainda não está disponível.[ouça no áudio acima]
O proprietário de lotérica Fábio Esperança, do Sinlopar, o Sindicato dos Lotéricos do Paraná, diz que um comunicado da CEF foi enviado a todos os empresários do ramo informando que o saque nas lotéricas começa dia 27 e seguindo também um calendário.
[ouça no áudio acima]
O calendário de saque em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas é o seguinte:
27 de abril, nascidos em janeiro e fevereiro, 28 de abril, nascidos em março e abril, 29 de abril, nascidos em maio e junho, 30 de abril, nascidos julho e agosto, 4 de maio, nascidos em setembro e outubro e 05 de maio, nascidos em novembro e dezembro
Sobre a ida às lotéricas para a retirada do coronavoucher, a CEF esclareceu por meio de nota que:
“Não é necessário corrida às agências ou casas lotéricas para ter acesso aos recursos do auxílio emergencial. O banco abrirá automaticamente a Poupança Digital CAIXA para os brasileiros considerados aptos a receber o auxílio emergencial. Os que receberem o crédito por meio dessa conta poderão, por exemplo, pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras. É possível também efetuar transferências ilimitadas entre contas da CAIXA ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias.".