Mudanças na Câmara? Saiba o que acontecerá caso Bravin e Altamir percam seus mandatos
Imagens: Redes Sociais/Reprodução

Maringá

Mudanças na Câmara? Saiba o que acontecerá caso Bravin e Altamir percam seus mandatos

Política por Portal GMC Online em 25/12/2022 - 09:23

Em fevereiro de 2021, o Movimento Brasil Livre (MBL) protocolou um pedido de Comissão Processante para analisar a situação de dois vereadores de Maringá que respondem processo por nepotismo. Os vereadores em questão são Altamir da Lotérica (Podemos) e Belino Bravin (PSD).

 

Ambos foram reeleitos em 2020 como segundo e terceiro vereadores mais votados de Maringá. Os vereadores foram condenados por nepotismo numa ação que tramita desde 2006.

Na semana passada, em entrevista à CBN Maringá, o advogado das partes, Raphael Anderson Luque, afirmou que todos os contratados tinham competência técnica para assumir os cargos.

Em 2006 não havia um entendimento pacificado sobre o tema. Só em 2008, o STF, Supremo Tribunal Federal, lançou uma súmula vinculante.

Os vereadores foram condenados, recorreram, e a decisão acabou sendo confirmada em instâncias superiores, mas ainda não há trânsito em julgado. A última movimentação do processo havia sido em 2020.

Agora, uma nova decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pode impactar no mandato dos parlamentares.

O que muda caso os vereadores sejam cassados?

Caso Belino Bravin e Altamir da Lotérica sejam cassados, seus suplentes de partidos assumirão as cadeiras deixadas na câmara de Maringá.

Vera Lúcia Lopes assumiria a cadeira deixada por Bravin. Candidata à vereadora em 2020, Vera recebeu 756 votos, sendo filiada ao PSD. Funcionária pública desde 2007, atualmente, Vera ocupa um cargo na administração da diretoria de ações voltadas à cidadania.

Jean Marques, que já foi vereador em Maringá na legislatura de 2017 a 2020, ocuparia o cargo deixado por Altamir da Lotérica. Nas eleições de 2020, Jean recebeu 1.774 votos, ficando na suplência do partido. Jean também é servidor municipal desde 2009, lotado na Procuradoria Geral do Município, com atuação no Núcleo Fiscal.

Segundo a análise da Coluna GMC Poder, “A chance real de perderem o mandato vai depender muito da tramitação do processo na justiça. Com derrotas seguidas desde então, juridicamente falando há a grande possibilidade dos dois parlamentares deixarem o cargo. Mas, é preciso ter cautela a comentar o assunto, visto que as movimentações no STJ são sempre morosas.“

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade