STJ nega recurso aos vereadores Belino Bravin e Altamir da Lotérica em caso de nepotismo em Maringá
Vereadores Altamir da Lotérica (à esquerda) e Belino Bravin (à direita) | Fotos: Câmara Municipal de Maringá

Política

STJ nega recurso aos vereadores Belino Bravin e Altamir da Lotérica em caso de nepotismo em Maringá

Política por Geovan Petry em 21/12/2022 - 11:38

Os vereadores de Maringá, Belino Bravin e Altamir da Lotérica poderão perder os cargos por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A corte negou recurso aos vereadores no processo de 2006 em que eles são acusados de nepotismo. Advogado dos parlamentares não acredita que os vereadores possam perder os cargos.

Essa é uma ação antiga. Em 2006, o Ministério Público acusou nove vereadores da época de nepotismo. Ou seja, eles foram acusados de contratar parentes para cargos comissionados, sem concurso público, para trabalhar na Câmara Municipal de Maringá.

Os vereadores foram condenados, recorreram, a decisão foi confirmada em instâncias superiores, mas ainda não há trânsito em julgado. Apenas dois vereadores processados continuam na Câmara: Belino Bravin e Altamir da Lotérica.

Uma nova decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pode impactar no mandato dos parlamentares.

O STJ negou um recurso impetrado pelo advogado dos vereadores por uma questão técnica. Segundo a Corte, houve um erro grosseiro na petição.

O advogado de defesa dos vereadores, Raphael Anderson Luque, diz que o STJ tem se negado a reconhecer os apelos da defesa. [ouça o áudio abaixo]

Mesmo diante da publicação do documento pelo STJ, a defesa vai continuar alertando o Tribunal para que as questões relevantes sejam levadas em consideração.

Quanto ao texto do Ministro Og Fernandes, em que o recurso apresentado pela defesa dos vereadores foi negado e o magistrado diz que a defesa cometeu “erros grosseiros”, Raphael Luque explica que as questões são interpretativas. Ele considera que, no prazo de um ano, o processo seja concluído e os vereadores terminem seus mandatos. [ouça o áudio abaixo]

(atualizado às 12h37 para incluir texto e áudio)

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade