Riscos da mobilidade brasileira
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Riscos da mobilidade brasileira

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 18/09/2019 - 10:38

Vivemos uma sociedade de risco quando falamos de deslocamento nos espaços urbanos. O trânsito nas cidades médias brasileiras, em regra, é caótico. Além de vias mal projetadas, pouca sinalização, a imprudência é o fator determinante da maioria dos acidentes. 

Dados do Detran mostram que o Paraná tem uma vítima de trânsito a cada uma hora e dez minutos. No mesmo levantamento, entre 2014 a 2018, o Estado teve 37,7 mil pessoas vítimas de acidente. A maioria envolvendo motociclistas. 

Vale lembrar que as motos representam 14,6% da frota do Paraná. Mas, os motociclistas são 51,33% dos acidentados. O que demonstra a insegurança, o risco, de circular com uma motocicleta pelas vias da cidade. Algo precisa ser feito.

A solução está no investimento em meios de transporte que protejam as pessoas e garantam uma mobilidade eficiente. Os ônibus urbanos devem ser incentivados. A instalação de canaletas exclusivas para que os coletivos possam circular livres de dividirem com carros e motos as vias públicas. Dar agilidade ao deslocamento e permitindo chegar em um tempo menor, seduzindo as pessoas para optarem por este meio de modal. Claro que deve se levar em conta o custo.

O trânsito deve ser um meio e não um fim para a maioria das pessoas que se deslocam. O poder público deve ter estratégias claras e planejadas de lidar com os modais e as vias públicas. Integração e eficiência devem ser o ponto de partida. Contudo, elaborar meios para reduzir o deslocamento por meio de um transporte motorizado e individual e incentivar o uso do transporte público e de modais individuais limpos, como bicicletas, patinetes e dar cada vez mais espaço para os pedestres.

Infelizmente, o trânsito não acaba cumprindo de forma eficiente sua função básica. Ele coloca em risco as pessoas. Muitos sofrem um estresse constante para sair de um ponto a outro. Pior que isso, muitos em um ambiente de deslocamento, acabam ficando no meio do caminho. 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade