Recomeçar é melhor...
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Recomeçar é melhor...

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 31/05/2019 - 08:37

Quem nunca errou? Todos nós já. Os melhores entre nós são aqueles que usaram desta matéria prima vital para recomeçar a vida. O erro tem que ser admitido, pensado, analisado e servir de ponto de partida para que se tenha uma vida melhor. Viva os erros!

Ontem conheci um “tal” Luciano. Um destes que passam despercebidos pela nossa vida. Raramente paramos para prestar atenção em quem passa ao nosso lado, tão comum. Mas, Luciano, que poderia se chamar Maria, João, José ou Tereza, não era qualquer um.

Ele não está em nenhuma capa de revista especializada ou geral como um personagem conhecido por um grande feito. Não, Luciano errou. Este foi o começo do que o fez um ser humano diferente. Ele é um daqueles raros seres que admitiu todos os enganos e fez deles a condição de superação. E te digo, em uma conversa rápida com Luciano, ele não errou pouco.

A lista de desacertos, frustrações, enganações, traições, dependências são muitas, mesmo ele não tendo entrado em detalhes. O que não faltava era uma lista interminável de motivos para justificar a paralisia. Dizer, aceito a derrota e agora vivo de lamentar.

A questão aqui é persistência. E por que se deseja conhecer a pessoa que é capaz de se superar e não ficar especulando a dimensão dos atos? Se quer tirar a lição de como enfrentar o que muitos utilizariam como desculpa para não sair do lugar. Neste momento Luciano está em movimento.

Ele tem como fator que diferencia a sua jornada o “recomeço”. Traz na memória todas as coisas que geram um vazio e dor, que machucam na memória e que dão sentido ao caminho. Tudo o que vier não será visto da mesma forma. As escolhas serão diferentes, as pessoas vistas e respeitadas, não desprezadas e manipuladas. Quem conhecer Luciano irá perceber nestes detalhes que se trata de alguém diferente.

Por isso, aprender com os erros e recomeçar a partir deles faz de Luciano um ser acima da média. É na luta por ser melhor que se descobre o valor de uma pessoa. Isto deve contar muito quando conhecemos e nos relacionamos com quem quer que seja.

Ontem, foi um encontro magnífico com alguém que percorre seu caminho e sabe que seus passos explicam onde ele está e sua capacidade de aprender com os tropeços fará com que sua história possa valer a pena. Ele vai chegar onde quer, porque admitiu e reconheceu seus erros. Só fica em pé e sabe se equilibrar quem já tropeçou.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade