A Receita Federal prorrogou, em todo o Brasil, o prazo para o envio das declarações do Imposto de Renda 2022. Anteriormente, elas deveriam ser entregues até o dia 29 de abril. Agora, com a Instrução Normativa publicada nesta terça-feira (5), no Diário Oficial da União, o prazo foi estendido até o dia 31 de maio.
A prorrogação, conforme a Receita Federal, tem o objetivo de inibir eventuais dificuldades que os contribuintes possam ter com os prazos, tendo em vista que muitos escritórios que prestam o serviço ainda não estão com seus funcionamentos normalizados, em função da pandemia. Os prazos de pagamento das restituições seguem os mesmos.
Em Maringá, até à 0h desta terça-feira (5), foram entregues 30.083 declarações, segundo dados da Receita Federal de Maringá. O número corresponde a 27.05% do total esperado para este ano, quando o órgão estima receber 111.200 declarações de contribuintes maringaenses.
Segundo o delegado da Receita Federal de Maringá, Marcos Wanderley de Souza, devem declarar o Imposto de Renda pessoas que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70. [ouça no áudio acima]
Ainda de acordo com o delegado, existem penalidades para quem entrega a declaração fora do prazo. Por isso, a dica é se antecipar. [ouça no áudio acima]
A Receita Federal oferece três plataformas onde as pessoas podem entregar a declaração. Tratam-se do programa Gerador, que pode ser baixado diretamente no site da Receita Federal; o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones e tablets e também diretamente pelo site, em gov.br/receitafederal.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550