Começou nesta quinta-feira (7) aquele período em que o contribuinte precisa acertar as contas com a Receita Federal. Pelo menos os contribuintes que não estão isentos, ou seja, aqueles que receberam mais de 28 mil 559 reais no ano de 2018. A declaração do imposto de renda deve ser entregue até o dia 30 de abril. O site da Receita Federal mudou. Lá é possível baixar o programa para fazer a declaração. Existe uma versão também para dispositivos móveis e o contribuinte que tem o certificado digital pode fazer a declaração online. Em Maringá, devem declarar o imposto 99100 contribuintes, 4% a mais do que em 2018. E este ano duas novidades chamam a atenção.
Quem explica é o analista tributário da Receita Federal, Marcos Luchiancenkol: “deve ser informado o CPF dos dependentes, em qualquer idade, até no caso de recém-nascidos e a outra novidade é que a Receita promete processar as declarações em 24h. Ou seja, o contribuinte poderá saber se caiu na malha fina ou se precisa fazer uma retificação um dia depois de entregar a declaração”
Quem tiver dúvida sobre a declaração do imposto de renda pode aproveitar a campanha do SescapPR, Sindicato das Empresas Contábeis, “Declare Certo”. Em Maringá, a campanha será dia 12 de abril, diz o diretor do SescapPR, Glicério Rampazzo.
E uma dica para quem é inscrito no Nota Paraná, É preciso declarar o volume de recursos devolvidos e os prêmios. Mas em campos diferentes. A devolução em isentos e os prêmios em tributação exclusiva.