Perto do fim do prazo, os contribuintes correm para acertar as contas com o leão. O prazo final para a entrega das declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) se encerra no dia 31 de maio. Em todo o Brasil, mais de 22 milhões de pessoas já realizaram a entrega, cerca de 65% do total. Em 2022, a Receita Federal espera cerca de 34,1 milhões de declarações.
Em Maringá, o percentual de declarações processadas está um pouco abaixo da média nacional. Até o momento, 64.991 pessoas realizaram o envio, segundo estimativas da Delegacia da Receita Federal de Maringá atualizadas nessa segunda-feira (16), o que corresponde a 58,4% do total esperado. Em Maringá, são esperadas 111.200 declarações.
Segundo o delegado da Receita Federal de Maringá, Marcos Wanderley de Souza, devem declarar o Imposto de Renda pessoas que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70. [ouça no áudio acima]
A Receita Federal oferece três plataformas onde as pessoas podem entregar a declaração. Tratam-se do programa Gerador, que pode ser baixado diretamente no site da Receita Federal; o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones e tablets e também diretamente pelo site, em gov.br/receitafederal.
Ainda de acordo com o delegado, existem penalidades para quem entrega a declaração fora do prazo. Por isso, a dica é se antecipar. [ouça no áudio acima]