Ranking indica Maringá como a 2ª cidade mais inteligente do Paraná
Entre todos os municípios do sul do Brasil, Maringá é o sétimo mais inteligente (Foto: Eduardo Perenha/Reprodução/Maringá em Fotos)

Pesquisa

Ranking indica Maringá como a 2ª cidade mais inteligente do Paraná

Economia por Monique Manganaro/GMC Online em 03/09/2021 - 11:33

Maringá assume posição de destaque em mais um levantamento que avalia o desenvolvimento das cidades brasileiras. Neste ano, a cidade foi apontada como a segunda mais inteligente do Paraná pelo ranking Connected Smart Cities 2021, realizado pela Urban Systems anualmente. Os resultados de 2021 foram divulgados na quarta-feira (1º). 

A pesquisa, realizada desde 2015, avalia indicadores de 677 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes. Entre os municípios paranaenses estudados, Maringá aparece atrás de Curitiba e à frente de Londrina, que ficou com o terceiro lugar. No ranking nacional, os bons indicadores maringaenses colocaram a cidade na 25ª posição. Já entre os municípios do sul do Brasil, Maringá é considerado o sétimo mais inteligente. 

Para obter as notas, o estudo leva em consideração os resultados de 75 indicadores de 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. 

Neste ano, Maringá obteve as melhores colocações nas áreas de economia (19º lugar), mobilidade (24º), tecnologia e inovação (28º) e empreendedorismo (30º).

Paraná

O Paraná é o segundo estado com maior número de cidades inteligentes do Brasil, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2021, realizado pela empresa Urban Systems e divulgado nesta quarta-feira (1º). Das 100 cidades mais inteligentes do Brasil, nove são paranaenses. O Estado está empatado com Minas Gerais, e atrás apenas de São Paulo, que possui 37 municípios na lista. As cidades paranaenses que figuram no ranking geral são Curitiba (3º lugar nacional), Maringá (25º), Londrina (34º), Apucarana (41º), Foz do Iguaçu (44º), Cascavel (50º), Pato Branco (66º), Pinhais (74º) e Toledo (98º).

Em 2021, o Paraná aumentou sua participação na pesquisa com relação aos anos anteriores. Em 2019 e 2020, o Estado contava com oito municípios ranqueados. Em 2021, com nove – as novidades são Pinhais e Apucarana, que não constavam no ranking de 2020, enquanto São José dos Pinhais saiu da lista.

Para além da lista criada pela performance geral dos municípios, a pesquisa cria um ranking dos 100 melhores colocados para cada um dos 11 eixos temáticos. Em um deles, o Paraná se sobressai ainda mais: meio ambiente.

Dos 100 municípios do eixo, 19 são paranaenses — quase um em cada cinco. A lista, liderada por Balneário Camboriú (SC) e Santos (SP), tem Curitiba em 3º lugar, seguida por Francisco Beltrão em 4º e Pinhais em 5º, além de Pato Branco em 9º.

Entre os indicadores considerados para este eixo, estão o percentual da população contemplada por saneamento básico, coleta de resíduos sólidos, recuperação de materiais recicláveis, idade média da frota dos veículos do município e potencial de geração de energias renováveis. Outros eixos temáticos com boa participação paranaense são os de saúde (11 municípios), empreendedorismo (10) e economia (9).

Com informações da Agência Estadual de Notícias

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade