Opinião
Opinião
Quer conter excessos? Não crie excessivos
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 11/03/2020 - 08:17Mais uma vez estão discutindo a concentração de jovens em vias públicas consumindo bebidas alcoólicas. Estamos discutindo, de forma casual, um caso. Um jovem que foi esfaqueado em uma avenida que concentração bares. A polícia teve que intervir, situação de tensão e enfrentamento. O comandante do quarto batalhão demonstra preocupação.
Agora o presidente da Câmara Municipal de Maringá, Mário Hossokawa, quer aprovar uma lei que proíba o consumo de bebidas alcoólicas nas vias públicas. Acredita que isso é uma resposta para a sociedade na busca de dar qualidade de vida a população. Acabar com o barulho, com a algazarra e concentração de uma multidão de jovens no meio da pista de rolamento de ruas e avenidas. A preocupação do parlamentar é correta e a medida está errada.
Já há leis que impedem a presença, concentração de jovens no meio da pista de rolamento. Há um código de trânsito, lei de perturbação. Há legislação que limita abuso. Mas temos condições de repreender o abuso? Porque em vez de remediar, de agir depois que o problema ocorre não podemos evitar que ele ocorra. A polícia não pode antecipar o fato, já que conhece o comportamento de pessoas em determinados locais da cidade, como a concentração de jovens na Avenida Petrônio Portela.
Porém, contudo e também, há um ingrediente importante, onde estão os pais e responsáveis pelos jovens que estão na madrugada nas vias públicas? Existe algum monitoramento pelas famílias de seus filhos, netos, sobrinhos, agregados, seja lá o que for?
Muitos dos jovens tem a garantia que serão respaldados pelos seus responsáveis quando a situação ficar crítica e tiverem que responder aos atos ilegais que cometem. Há um sócio, um cúmplice. Ele está em casa e respalda o ato do excessivo. Muitos criticam os excessos e criam excessivos.
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade