A produção do setor da indústria no Paraná no mês de maio apresentou uma curva de crescimento que superou a média nacional no mesmo período. No quinto mês do ano, o estado cresceu 3,5% na indústria, resultado superior, por exemplo, a São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os cinco estados mais industrializados do Brasil.
Os dados foram divulgados nessa sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também em maio, o crescimento médio da produção nacional no setor foi de 0,3%. A recuperação em maio contribuiu para diminuir a trajetória de queda que vem ocorrendo no acumulado deste ano na indústria paranaense, que atualmente está em -2,6%. Até o mês passado, este mesmo indicador era de uma retração de 3,7%.
Na comparação com maio de 2021, o setor registra crescimento de 1,5% no estado, assim como nos últimos 12 meses, com alta de 0,6%. Para o economista da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Evânio Felippe, o resultado de maio contribuiu para que a trajetória de queda no ano fosse reduzida. [ouça no áudio acima]
Dos 13 segmentos analisados no Paraná pelo IBGE, cinco apresentam queda nesta avaliação com o mesmo mês do ano passado. O mais afetado é o setor automotivo, que fabrica produtos de maior valor agregado e, portanto, mais caros. Neste setor, a redução chegou a 22%.