Produção industrial do Paraná registra crescimento acima da média nacional
Foto Ilustrativa: Arquivo: Agência Brasil

Economia

Produção industrial do Paraná registra crescimento acima da média nacional

Economia por Victor Ramalho em 09/07/2022 - 11:38

 Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados nessa sexta-feira (8). No mês de maio, o estado registrou um crescimento no setor de 3,5%, superior ao dos outros cinco estados mais industrializados do país.

A produção do setor da indústria no Paraná no mês de maio apresentou uma curva de crescimento que superou a média nacional no mesmo período. No quinto mês do ano, o estado cresceu 3,5% na indústria, resultado superior, por exemplo, a São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os cinco estados mais industrializados do Brasil.

Os dados foram divulgados nessa sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também em maio, o crescimento médio da produção nacional no setor foi de 0,3%. A recuperação em maio contribuiu para diminuir a trajetória de queda que vem ocorrendo no acumulado deste ano na indústria paranaense, que atualmente está em -2,6%. Até o mês passado, este mesmo indicador era de uma retração de 3,7%.

Na comparação com maio de 2021, o setor registra crescimento de 1,5% no estado, assim como nos últimos 12 meses, com alta de 0,6%. Para o economista da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Evânio Felippe, o resultado de maio contribuiu para que a trajetória de queda no ano fosse reduzida. [ouça no áudio acima]

Dos 13 segmentos analisados no Paraná pelo IBGE, cinco apresentam queda nesta avaliação com o mesmo mês do ano passado. O mais afetado é o setor automotivo, que fabrica produtos de maior valor agregado e, portanto, mais caros. Neste setor, a redução chegou a 22%.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade