O Paraná encerrou o primeiro mês do ano com uma leve retração em sua produção industrial. De acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor no Estado encolheu 3,7% em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado.
O resultado segue uma tendência nacional, mas em menor escala. Em todo o país, a queda na produção industrial foi de 7,2%. Em 15 regiões analisadas pelo IBGE, apenas Mato Grosso (43%), Espírito Santo (5,4%), Rio de Janeiro (2,8%) e Goiás (2,1%) apresentaram crescimento no setor.
Apesar do indicador negativo, nos últimos 12 meses a indústria paranaense acumula 7,8% de crescimento, terceiro melhor resultado no ranking nacional, superado apenas por Santa Catarina (8,5%) e Minas Gerais (8,3%). O país teve alta de 3,1% no mesmo período.
Conforme o economista da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Evânio Felippe, o desemprego e pressões inflacionárias influenciaram na queda do desempenho industrial no Paraná. [ouça no áudio acima]
Ainda de acordo com o especialista, a expectativa para o ano era de uma melhora de cenário por conta do controle maior da pandemia e da retomada de segmentos de comércio e serviços, que demandam mais produção na indústria. Mas a guerra entre Rússia e Ucrânia, que ainda não foi captada nessa pesquisa do IBGE, deve mudar essa previsão. [ouça no áudio acima]
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550