Prefeitura quer comprar mais das pequenas empresas da cidade
Imagem Ilustrativa/Foto: PMM

Maringá Compra

Prefeitura quer comprar mais das pequenas empresas da cidade

Economia por Luciana Peña em 27/08/2019 - 10:21

No ano passado, as pequenas e microempresas responderam por apenas 15% das vendas para o Poder Público, que gastou ao todo 471 milhões de reais.

A Prefeitura de Maringá compra muito. De material de escritório e limpeza a alimentos e tecidos. Em 2018, a administração gastou em compras como essas 471 milhões de reais. 40% desse total saiu da cidade porque os fornecedores não eram daqui. E apenas 15%, ou 71 milhões de reais, foram para o caixa de pequenas e microempresas.

Em 2015, esse gasto tinha sido maior. 120 milhões de reais irrigaram as pequenas e microempresas da cidade graças às licitações públicas municipais. Por que o valor caiu? E como fazer com que mais dinheiro fique na cidade e na mão dos pequenos empresários, que assim podem movimentar a economia local e crescer gerando mais empregos? Essas perguntas serão respondidas pelo Maringá Compra, um programa criado para estimular a participação dos pequenos fornecedores locais em licitações.

A gerente da Sala do Empreendedor, Cássia Mendonça, explica que a lei permite um tratamento diferenciado aos pequenos, como, por exemplo, pagar mais pelo produto local. O retorno vem na forma de impostos e empregos.

Outra possibilidade é a divisão de licitações em lotes para fomentar a participação de MEIs. Os microempreendedores individuais podem participar de lotes de até 80 mil reais. O Maringá Compra terá 90 dias para apresentar propostas após as rodadas de conversas com os fornecedores.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade