Prefeitura de Maringá estuda contratar nova empresa para prestar serviço de água e esgoto
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/PMM

Concessão

Prefeitura de Maringá estuda contratar nova empresa para prestar serviço de água e esgoto

Cidade por Letícia Tristão em 22/02/2022 - 10:30

Após a decisão do STF que negou o recurso da Sanepar, a concessão pode ser suspensa e o município diz que pretende abrir nova licitação para prestação dos serviços. 

A Prefeitura de Maringá tem uma ação na Justiça pedindo a anulação do contrato com a Sanepar, que opera os serviços de água e esgoto na cidade desde 1996.

O processo corre desde 2009, à época, a pedido do Ministério Público, que questionou a prorrogação da concessão da prestação de serviços à Sanepar até 2040.

Nesse período, a ação do município foi julgada procedente pela Justiça de Maringá, pelo Tribunal de Justiça do Paraná e pelo STJ, Superior Tribunal de Justiça.

A Sanepar entrou com novo recurso no ano passado que levou o processo ao STF, o Supremo Tribunal Federal. Na semana passada, o STF negou o pedido da companhia.

O ministro Ricardo Lewandowski disse na decisão que “são inconstitucionais as prorrogações de concessões e permissões de serviços públicos sem a realização de licitações.”

Com isso, a prefeitura estaria autorizada a romper o contrato e fazer uma nova licitação.

A Sanepar informou que irá recorrer novamente.

Por meio de nota, a Prefeitura de Maringá informou que com essa permissão, vai dar início aos levantamentos necessários para licitar uma nova concessão dos serviços de água e esgoto na cidade.

Na nota, o município diz que “pretende contratar consultoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para novos cálculos envolvendo valores relacionados ao serviço de tratamento de água e esgoto para os próximos anos. Após os trâmites, deverá ser aberta licitação para concessão do serviço na cidade.”

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade