Possível mudança na secretaria de Cultura preocupa conselho da área
Arquivo/CBN Maringá

Dúvida

Possível mudança na secretaria de Cultura preocupa conselho da área

Cultura por Victor Simião em 17/02/2020 - 19:30

Grupo irá se reunir com gabinete do prefeito para saber se já existe algum nome para ser indicado. A saída de Miguel Fernando Perez por ‘motivos pessoais’ não convenceu pessoas ouvidas pela CBN.

A saída de Miguel Fernando Perez da Secretaria de Cultura de Maringá deixou uma preocupação para o Conselho Municipal da área. Os conselheiros avaliavam Perez como um interlocutor disposto ao diálogo e alguém que conhecia a classe artística. O agora ex-secretário pediu demissão oficialmente no dia 12 de fevereiro, após o prefeito Ulisses Maia responder à CBN no Twitter dizendo que Perez deixaria a pasta. 

O Conselho Municipal de Cultura é um grupo formado por artistas e produtores culturais. Nesta segunda-feira (17), uma assembleia foi marcada. Por falta quórum, não houve essa reunião. Entretanto, os conselheiros agendaram uma reunião com Domingos Trevizan, chefe de gabinete do município. Será nesta terça-feira (18). 

Eles querem saber se já há um nome para a secretaria. Se sim, quem.  

Segundo o presidente do Conselho, Pedro Marques, a principal preocupação é a continuidade dos editais, como Aniceto Matti. O Conselho também pensa em indicar três nomes.

Miguel Fernando Perez alegou ter saído por motivos pessoais. Produtores consultados pela CBN disseram não ter muita certeza quanto a essa decisão e falaram que desgastes internos podem ter levado a saída dele. . 

O sociólogo Tiago Valenciano, que presidia o Conselho Municipal de Cultura, renunciou ao cargo dizendo ter tomado a decisão em solidariedade a Miguel Fernando. Essa ação motivou ainda mais a conversa de que a saída do secretário não foi tão amistosa quanto parece. 

Para o Conselho Municipal, Francisco Pinheiro, diretor da Secretaria de Cultura, deveria assumir como secretário até o fim do ano para dar continuidade ao trabalho. 

A CBN apurou que ao menos um produtor cultural e um artista foram consultados para ocupar o cargo de secretário de Cultura.

A mudança no secretariado tem ocorrido desde o início do ano. Vagner de Oliveira deixou a Secretaria de Serviços Públicos após uma série de reportagens da CBN em relação às roçadas. Francisco Favoto, secretário de Inovação e Desenvolvimento, pediu exoneração por motivos pessoais. Ainda pode haver mudança na Saúde.