A pesquisa realizada pela Abrasce - Associação Brasileira de Shoppings Centers mede a expectativa do setor para o Dia das Mães.
O movimento esperado é 23% maior na semana que antecede o Dia das Mães, que será comemorado no domingo, 9 de maio. As vendas devem crescer 25% em relação às semanas anteriores.
E na comparação com 2020, o aumento esperado nas vendas é de 370%, considerando que no ano passado, nessa época, apenas 12% dos shoppings estavam abertos e que o resultado geral foi negativo. Agora, segundo a Abrasce, 100% dos shoppings no país estarão abertos.
Em Maringá, a superintendente de um shopping center, Cláudia Michiura, aposta num aumento de 15% a 20% nas vendas em relação a 2020, em que os shoppings abriram na véspera do Dia das Mães.
Poderia ser maior se não houvesse restrição de fins de semana, que respondem por 25% do faturamento mensal. [ouça o áudio acima]
Todos os shoppings da cidade apostam em promoções como a distribuição de prêmios a partir de um determinado valor em compras. Em alguns casos, nem tem sorteio, é o ‘compre e ganhe’.
Mas a maior aposta mesmo é nas vendas online. [ouça o áudio acima]
Em outro shopping, a superintendente Fernanda Almeida, reforça que o consumidor está mais afeito às compras pela internet. Mas, diz ela, seria bom que um decreto municipal flexibilizasse o horário de funcionamento das lojas. [ouça o áudio acima]
A pesquisa da Abrasce também apontou que o consumidor deve gastar em média R$ 200,00 no presente para a mãe. Os produtos mais vendidos devem ser dos setores de perfumaria e cosméticos, vestuário e calçados.