

CBN Inovação
Pesquisa da UEM desenvolve teste de HPV que pode ser feito em casa
CBN Inovação por Brenda Caramaschi em 18/09/2025 - 11:15Um teste molecular mais eficaz do que o exame papanicolau para identificar a presença do HPV já está sendo usado por agentes de saúde de diferentes cidades do Brasil. As mulheres podem fazer a coleta em casa, quebrando restrições como o preconceito, a falta de Unidade de Saúde ou o medo.
A professora Márcia Consolaro, do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina (DAB) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que está a frente de pesquisas nesse campo desde 2009, participou da elaboração das diretrizes nacionais do autoteste para a detecção do HPV adotadas pelo Sistema único de Saúde. As novas diretrizes trazem as políticas de diagnóstico, tratamento e mecanismos de regulação na detecção do HPV, que devem ser seguidas por secretarias estaduais e municipais de Saúde em todo o Brasil. As mulheres conseguem coletar a amostra sozinha e entregam aos agentes de saúde para análise.
O HPV afeta peles e mucosas e é bastante comum na população, sendo diagnosticado em até 90% da população sexualmente ativa. É considerada a infecção sexualmente transmissível mais comum em todo o mundo e está diretamente ligado ao câncer de colo de útero, que é a terceira maior causa de morte de mulheres no país. Dados do governo federal indicam cerca de 7 mil mortes anuais em decorrência da doença, considerada evitável com o diagnóstico precoce e correto. A professora acredita que o novo método pode ajudar a reverter esse cenário.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade