Alunos da UEM criam próteses inclusivas e representam o Paraná em competição
CBN Inovação

CBN Inovação

Alunos da UEM criam próteses inclusivas e representam o Paraná em competição

CBN Inovação por Brenda Caramaschi em 30/10/2025 - 11:15

Um grupo de estudantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), desenvolveu o Asther, projeto que une conhecimento científico e impacto humano ao enfrentar o desafio do alto custo e a inacessibilidade das próteses de membros superiores. É uma iniciativa que une tecnologia, inclusão e propósito social. A proposta foi classificada na categoria Ensino Superior do Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae, e selecionada para representar o Estado na final nacional, marcada para ocorrer no Pará, entre os dias 29 de novembro e 4 de dezembro.

O Asther tem como objetivo desenvolver próteses mioelétricas acessíveis, produzidas por impressoras 3D, o que reduz significativamente os custos e permite personalização conforme as necessidades do usuário. A proposta busca democratizar o acesso à reabilitação e ampliar a autonomia de pessoas com deficiência.

A estudante do 4º ano do curso de Direito, Giovana Godoy da Costa, de 21 anos, explica que a ideia surgiu da constatação de uma necessidade real. “Percebemos o quanto próteses de membros superiores são caras e inacessíveis para muitas pessoas com deficiência. Isso nos motivou a buscar alternativas que unissem tecnologia e inclusão”, afirma.

O nome do projeto foi inspirado na estrela-do-mar, um animal conhecido pela capacidade de regeneração e que simboliza “autonomia, recuperação e renascimento”. A professora e orientadora do projeto, Leila Pessôa Da Costa, explica que a iniciativa está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente ao ODS 10 – Redução das Desigualdades.

O Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae, é a maior competição de empreendedorismo e tecnologia voltada a estudantes do Brasil e chegou à sua 3ª edição com 62.282 estudantes de todo o país e 4.416 inscritos no Paraná, sendo 3.980 estudantes e 436 orientadores, distribuídos em 144 municípios e 284 instituições.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade