A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas (6) e termina no Domingo de Ramos, que antecede a Páscoa. É o período em que os católicos fazem jejum e orações em penitência aos 40 dias que Jesus passou no deserto e ao sofrimento que ele suportou na cruz. A dona de casa Cleidenir Antero não consome carne vermelha em dois dias da Quaresma, somente peixes.
Na casa do professor Luiz Henrique Duran a Quaresma também é guardada. E o período é de pratos deliciosos, porque a família gosta de cozinhar.
Por conta do costume de alguns fiéis, o período é de movimento intenso nas peixarias. Em Maringá, alguns estabelecimentos abriram nesta terça-feira (5), de feriado de carnaval. O gerente de um dos locais, Antônio Carlos Santana, diz que a expectativa é de aumento de 20% nas vendas. E tem vários peixes prontos para os clientes que optarem pela comodidade.
A psicóloga Miriam Toledo é protestante e não fez jejum no período, mas respeita a Quaresma. Quanto ao consumo de peixe, ela diz que é frequentemente na casa dela.
No tempo quaresmal, a Igreja católica veste os ministros de roxa, que simboliza tristeza e dor. Os padres também usam estolas da mesma cor e as toalhas do altar são trocadas. Até os cantos das missas mudam, são mais serenos, de contemplação e penitência.