Paraná tem sete empresas simples de crédito, uma delas em Maringá
A iniciativa tem apoio do Sebrae (Imagem Ilustrativa/Reprodução/Sebrae-PR)

Paraná tem sete empresas simples de crédito, uma delas em Maringá

Economia por Luciana Peña em 21/06/2019 - 11:01

A lei que cria as empresas simples de crédito foi sancionada em 24 de abril e desde então vem surgindo e aumentando o número de empresas deste gênero no país. Para entender: a nova lei permite que qualquer pessoa que tenha uma certa quantidade de recursos financeiros abra uma ESC e empreste dinheiro para micro e pequenas empresas.

A iniciativa, que foi resultado de uma ação coordenada pela Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, com o apoio do Sebrae, deve injetar cerca de R$ 20 bilhões por ano nos pequenos negócios e impulsionar a economia. Segundo o coordenador de acesso a serviços financeiros do Sebrae, Flávio Locatelli Junior, em doze meses devem ser criadas mil empresas simples de crédito no Brasil. Nos últimos anos a oferta de crédito para as micro e pequenas empresa caiu muito porque geralmente elas têm mais dificuldade de acessar as linhas de financiamento disponíveis nos grandes bancos.

A ESC não é uma instituição financeira. Cada pessoa física só pode abrir uma empresa simples de crédito. E o dono da ESC só poderá emprestar dinheiro para pequenas empresas da cidade onde mora ou de municípios vizinhos que estejam bem próximos.

De acordo com a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, a Redesim, São Paulo é o estado com maior número de ESCs. São 26. Minas Gerais tem oito empresas simples de crédito. O Paraná está na terceira colocação em números de ESCs e tem sete. Quatro empresas em Curitiba e as outras estão instaladas em Campo Largo, Pinhais e Maringá.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade