O Paraná teve um crescimento acima da média nacional no mês de março em sua produção industrial. No mês, a atividade registrou avanço de 0.6% na comparação com fevereiro. Em todo o país, o crescimento foi de 0.3%. Os números são de um levantamento divulgado nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme o estudo, a produção industrial paranaense foi a única do sul do Brasil que teve alta no terceiro mês de 2022. No mesmo período, Santa Catarina e Rio Grande do Sul tiveram quedas de 3,8% e 0,3%, respectivamente. Nos últimos 12 meses, o resultado é de crescimento: 5,8% entre abril de 2021 e março deste ano.
Apesar disso, o setor apresenta recuo de 2.7% no Paraná no primeiro trimestre de 2022, se comparado com o mesmo período de 2021. Na análise de março deste ano contra março do ano passado, o indicador também caiu, com retração de 2,8%. No Brasil, a mesma comparação registra diminuição de 2,1%.
De acordo com o economista da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Evânio Felippe, a produção industrial no estado segue a tendência de queda no ritmo da economia mundial, que vem apresentando dificuldades por conta de fatores variados. [ouça no áudio acima]
Entre os estados vizinhos, a queda mais significativa na produção industrial do 1º trimestre, na comparação com 2021, foi Santa Catarina, com -9,8%. Já Rio Grande do Sul apresentou crescimento de 2%.