Pandemia é global, mas o mundo é logo ali
CBN Maringá

Opinião

Pandemia é global, mas o mundo é logo ali

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 12/03/2021 - 09:13

“Atento” à minha volta, vejo os objetos que me cercam, sou capaz de entender de onde eles vem? Sua fabricação e quantas pessoas estão envolvidas para que cada coisa que me cerca exista? A resposta para a grande maioria das coisas é não. 

Max Weber, pensador alemão do final do Século XIX e início do Século XX considerava que na sociedade de mercado e no crescimento da produção em escala, com a divisão do trabalho e a racionalidade produtiva, o não saber a origem do que me rodeia é natural. 

Contudo, saber que a ciência e a tecnologia são elementos fundamentais na produção da nossa vida, ter a racionalidade como condutora de nossos atos, são condições eficientes para a vida em sociedade. Porém, a razão não é um fator estimulante para nossa conduta. Não faço só por ser o certo, tenho que ter um sentimento por ser assertivo.

E, talvez, aí esteja o problema ou o centro da questão, a grande parte não conhece nada a sua volta, não tem racionalidade e o sentido de viver é fundado em um imediatismo ansioso. Este não é um mal só do Brasil. O mundo agoniza por falta de sentido. A pandemia apenas deixa isso mais claro.

Não conseguimos olhar muito longe, recebemos notícias de algo que vai além de onde moramos, não entendemos o que está à nossa volta. Fazemos parte de um mundo com influência de atos e reações globais e a grande maioria dos passivos ouvintes, destas informações distantes e próximas, não saem do lugar. 

Nossa vida imediata nos cobra a manutenção do comportamento, hábitos e vícios. A vida complexa de coisas que não entendemos nos domina. Este mundo imenso que me traz notícias de longe e me fala do que é importante no meu dia a dia se perde sem significado. 

Em meio a tudo isso, uma ironia, o ansioso, deseja movimento, quer sair. E, ironicamente, na sua vida de repetições e limites constantes, mal sai do lugar. 

 

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade