Operação mau cheiro notifica duas empresas em Maringá
foto: arquivo/PMM

Fiscalização

Operação mau cheiro notifica duas empresas em Maringá

Meio Ambiente por Victor Simião em 24/07/2019 - 18:50

Mas os problemas encontrados não impedem o funcionamento dos estabelecimentos. Iniciada em maio, a vistoria passou por quatro dos 11 locais programados.

Iniciado em maio deste ano, a operação “mau cheiro”, realizada pela Secretaria Municipal de Maio Ambiente, vistoriou quatro empresas até o momento. Duas foram notificas por problemas. Nenhum envolve a questão de odor. E, por conta disso, as empresas continuam funcionando normalmente. O trabalho de vistoria envolve, também, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Corpo de Bombeiros.

11 empresas foram escolhidas para passar por vistorias, mas até o momento quatro receberam a fiscalização. São empreendimentos que ofertam serviços de autofossas, coleta de resíduos, compostagem e abatedouros, por exemplo. No caso das duas que receberam notificações, um prazo para que elas se justifiquem foi aberto. Os problemas encontrados foram de descarte e coleta, explicou gerente de fiscalização ambiental do município, Ivan Zakaluk.

A previsão do município era fiscalizar pelo menos uma empresa semanalmente. 10 semanas após o início do trabalho, a meta não foi alcançada. A explicação é que órgãos estaduais, como o IAP, têm outra agenda. E teve a greve também, disse o gerente.

Apesar de ser uma fiscalização, o objetivo não é criar problemas para as empresas, tanto que elas já sabem que vão ser vistoriadas. A Sema monitora 20 empreendimentos potencialmente causadores de odores desagradáveis. Dois deles já receberam há um tempo uma multa de R$ 2, 2 milhões cada.

Nos últimos meses, a secretaria tem recebido denúncias de odor, mas nada tem sido confirmado.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade