Obra em construção cuja laje caiu não tinha alvará
Divulgação/Defesa Civil

Sem documento

Obra em construção cuja laje caiu não tinha alvará

Cidade por Victor Simião em 24/05/2019 - 16:40

Segundo a Prefeitura, pedido tinha sido feito em agosto do ano passado, mas foi indeferido. Nova solicitação foi feita em março deste ano e aguardava resposta. Uma jovem morreu por conta do desabamento. Foi dentro de uma instituição de ensino.

O bloco em construção que caiu no dia 16 de maio não tinha alvará para ser executado, segundo a Prefeitura de Maringá. A obra estava sendo construída na Unicesumar – o Centro Universitário Cesumar. No desabamento, Natália Celeste, de 20 anos, que estagiava na obra, foi atingida. Ela chegou a ser socorrida, mas morreu em decorrência de parada cardiorrespiratória. Outras duas pessoas foram atingidas e levadas a hospitais.

No momento do acidente ocorria o alinhamento de uma laje no 5º andar – que caiu e levou outras estruturas que estavam abaixo, causando o chamado efeito dominó.

De acordo com a Prefeitura, a Unicesumar solicitou alvará de construção em agosto de 2018. O pedido foi indeferido em novembro por falta de documentos que embasassem a análise. A empresa foi notificada dessa decisão. E aí um novo pedido foi protocolado em março deste ano – e ainda está sob análise – o que leva até 90 dias. Enquanto isso a obra segue embargada.

No dia da ocorrência, a Defesa Civil informou que tudo estava em dia. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia também. Nesta sexta-feira (24) o Crea reforçou que não emite alvará e sim fiscaliza empresas e profissionais habilitados. E, nesse caso, as licenças estavam regulares.

A Unicesumar, por meio de nota, confirmou que a Prefeitura havia pedido mais informações sobre a obra e chamou o alvará de “uma medida administrativa que não reflete no ocorrido”.  Além disso, informou que ações e segurança estavam em dia.

Apesar do posicionamento da instituição, a Prefeitura informou que uma obra não pode ser realizada sem o alvará. 

A CBN questionou a Unicesumar, via assessoria de imprensa, quem assumiu a continuidade da obra sem o alvará. A assessoria informou o que a única manifestação sobre o assunto era a que estava na nota – o que não responde a essa pergunta. 

A fiscalização da construção cabe ao poder público – o que não aconteceu. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, em locais particulares é necessário haver uma denúncia ou então o setor responsável perceber um problema visualmente.

A CBN entrou em contato com a empresa responsável pela construção do bloco, que tem sede em Chapecó (SC). Por telefone, a reportagem foi informada de que o responsável não estava, mas que ele entraria em contato assim que possível.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade