O que dizem os candidatos sobre primeira pesquisa eleitoral para prefeito de Maringá?
Imagem Ilustrativa/Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Corrida eleitoral

O que dizem os candidatos sobre primeira pesquisa eleitoral para prefeito de Maringá?

Eleições 2020 por Luciana Peña em 09/10/2020 - 10:04

No CBN Maringá 1ª e 2ª edições você confere as impressões dos candidatos sobre o resultado da pesquisa eleitoral encomendada pelo GMC - Grupo Maringá de Comunicação, e realizada pelo Paraná Pesquisas, instituto especializado em opinião pública.

A primeira pesquisa de intenção de voto do maringaense para a prefeitura de Maringá foi divulgada nesta sexta-feira (9).

A pesquisa foi contratada pelo GMC, Grupo Maringá de Comunicação, e realizada pelo Paraná Pesquisas, instituto especializado em opinião pública.

São dados úteis ao eleitor na convicção para o voto no dia 15 de novembro.

Vamos aos números:

Na pesquisa estimulada, quando o eleitor é apresentado a uma lista de nomes, se a eleição fosse hoje, o resultado seria o seguinte:

O atual prefeito de Maringá, Ulisses Maia, do PSD (Partido Social Democrático), seria eleito com 41,4% dos votos.

O candidato Dr. Batista, do DEM (Democratas), aparece na sequência, com 11,1%, e em seguida Homero Marchese, do Pros (Partido Republicano da Ordem Social), com 10,4%.

Dos que participaram da pesquisa eleitoral em Maringá, 12,1% responderam que não votarão em nenhum dos 13 candidatos a prefeito e 6,3% disseram que não sabem.

Na pesquisa espontânea, em que o entrevistado pode escolher um nome livremente, o resultado foi o seguinte:

59% dos entrevistados responderam que não sabem em quem irão votar e 8,3% disseram que não irão votar em ninguém.

Entre os nomes citados, Ulisses Maia aparece na frente, com 21,5% das intenções de voto.
Em seguida, estão os candidatos Homero Marchese, com 4,2%, e Dr. Batista, com 1,8%.

Os candidatos Bovo, do Pode (Podemos), Carlos Mariucci, do PT (Partido dos Trabalhadores), e Rogério Calazans (Avante), aparecem na sequência, com 0,7% das intenções de voto.

Além disso, 0,7% dos entrevistados citaram nomes de pessoas que não são candidatas ao cargo.

Para esta pesquisa o Paraná Pesquisas ouviu 720 eleitores da cidade de Maringá, entre os dias 04 e 07 de outubro. A margem de erro é de 3,5% pontos percentuais para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%.

Esta pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PR 0 49 37 / 2020.

A CBN repercutiu o resultado com os três primeiros colocados na corrida eleitoral, de acordo com a pesquisa.

O candidato Homero Marchese do Pros, que está na terceira colocação na pesquisa estimulada, com 10.41% da intenção dos votos e segunda colocação na pesquisa espontânea, com 4,2% dos votos, disse que ainda é cedo, que a corrida está no começo e o nome dele tem espaço para crescer. [ouça no áudio acima]

Dr. Batista, do DEM, que está na segunda colocação na pesquisa estimulada com 11.1% da intenção de votos, e terceira colocação na pesquisa espontânea, com 1,8% dos votos, também acredita que há muitos eleitores a conquistar, uma vez que o horário político no rádio e na TV está só começando. [ouça no áudio acima]

Ulisses Maia do PSD, que está em primeiro lugar tanto na pesquisa estimulada, com 41,4%, quanto na espontânea, 21,5%, se disse satisfeito com o resultado, mesmo com o da pesquisa espontânea, em que o eleitor precisa lembrar o nome do candidato. [ ouça no áudio acima]

E 59% dos entrevistados disseram que não sabem ainda em quem vão votar. 

A pesquisa completa está no site da CBN Maringá. E durante a programação você acompanha a repercussão da pesquisa entre os outros candidatos e análises de nossos colunistas.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade