Nova pesquisa para prefeito de Maringá é divulgada; VEJA O RESULTADO
ilustração: GMC Online

Eleições 2020

Nova pesquisa para prefeito de Maringá é divulgada; VEJA O RESULTADO

Eleições 2020 por Lethícia Conegero/GMC Online em 12/11/2020 - 06:30

A última pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Maringá antes do primeiro turno das eleições foi realizada pelo Paraná Pesquisas, instituto especialista em opinião pública, a pedido do Grupo Maringá de Comunicação (GMC). O levantamento mostra os percentuais dos 13 candidatos a prefeito da cidade.

Na pesquisa estimulada – quando os entrevistados recebem a lista com os nomes dos candidatos -, o prefeito Ulisses Maia (PSD), candidato à reeleição, lidera com 47,8% das intenções de voto. Houve um crescimento em relação à segunda pesquisa eleitoral, divulgada no dia 28 de outubro, quanto ele obteve 42%. Já na primeira pesquisa, divulgada em 9 de outubro, o percentual foi 41,4%.

O candidato Homero Marchese (Pros) se manteve na segunda posição entre os 13 candidatos a prefeito de Maringá. Em relação ao levantamento anterior, ele cresceu de 12,6% das intenções de voto para 13,3%. No primeiro levantamento, o candidato havia ficado na terceira posição na pesquisa estimulada, com 10,4%.

A Coronel Audilene (PP) está em empate técnico com Marchese, considerando a margem de erro da pesquisa, de 3,5% para mais ou para menos. A candidata, que ocupou a quinta posição no primeiro levantamento, com 3,2%, saltou para o terceiro lugar na segunda pesquisa, com 8,2%, e cresceu para 9,9% na terceira.

O candidato Dr. Batista, que ocupou a segunda posição na primeira pesquisa eleitoral, com 11,1% das intenções de voto, caiu para o quarto lugar no segundo levantamento, com 8%, e se manteve na mesma posição na terceira pesquisa, despencando para 4,9%.

Em seguida, aparece Akemi Nishimori (PL), que novamente registrou queda no percentual de intenção de voto. Na primeira pesquisa a candidata ficou em quarto lugar entre os 13 prefeituráveis, com 4,2% das intenções de voto. No segundo levantamento, o percentual caiu para 3,4% e, no terceiro, para 2,7%.

Os demais candidatos aparecem com percentuais entre 0,1% e 1,9%.

Veja abaixo o percentual de intenção de voto dos candidatos a prefeito de Maringá na pesquisa estimulada:

Pesquisa para prefeito de Maringá. Infográfico: GMC Online
Pesquisa para prefeito de Maringá. Infográfico: GMC Online

Votos válidos

Pela pesquisa estimulada que considera apenas os votos válidos, ou seja, exclui os brancos, nulos e indecisos, o prefeito Ulisses Maia (PSD) venceria no primeiro turno, com 56,3% das intenções de voto. O segundo maior percentual foi de Homero Marchese (Pros), com 15,7%, e o terceiro da Coronel Audilene (PP), que obteve 11,7%. Dr. Batista (DEM) aparece na sequência, com 5,8% das intenções de voto, seguido da candidata Akemi Nishimori (PSL), com 3,2%, e do Bovo (Podemos), com 2,2%.

Veja abaixo o percentual dos candidatos a prefeito de Maringá na pesquisa estimulada, considerando apenas os votos válidos:

Pesquisa para prefeito de Maringá. Infográfico: GMC Online
Pesquisa para prefeito de Maringá. Infográfico: GMC Online

Pesquisa espontânea

O prefeito Ulisses Maia (PSD) também lidera na pesquisa espontânea, mas com um percentual menor: 34,9% das intenções de voto. Novamente, houve um crescimento em relação ao levantamento anterior, quando o candidato à reeleição obteve 27%. Na primeira pesquisa espontânea, o percentual foi 21,5%.

Homero Marchese (Pros) segue na segunda posição na pesquisa espontânea. O candidato, que obteve 4,2% das intenções de voto na primeira pesquisa, subiu para 6,6% na segunda e saltou para 9,6% na terceira.

A candidata Coronel Audilene (PP) também cresceu nas duas pesquisas. Ela saltou de 0,4% das intenções de voto – percentual obtido no primeiro levantamento – para 2,7% na segunda pesquisa e 4,3% no levantamento mais recente.

Na terceira pesquisa espontânea divulgada pelo Paraná Pesquisas, o candidato Dr. Batista (DEM) obteve 1,6% das intenções de voto, Akemi Nishimori (PL) e Bovo (Podemos) alcançaram 1%, Carlos Mariucci (PT) 0,9%, Rogério Calazans (Avante) obteve 0,7% das intenções de voto e Evandro de Freitas Oliveira (PSDB) ficou com 0,4%.

O percentual de indecisos foi grande na pesquisa espontânea: 37,9% não sabem em quem irão votar. Além disso, 7% disseram que não votarão em nenhum dos candidatos e 0,6% citaram outros nomes. Neste tipo de pesquisa, o entrevistado é questionado em quem pretende votar nas eleições municipais sem, contudo, receber a lista de candidatos.

Sobre a pesquisa

De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob n.º PR-02357/2020 para o cargo de Prefeito.
Quem foi ouvido: 810 eleitores da cidade de Maringá.
Quando a pesquisa foi feita: entre os dias 7 e 11 de novembro de 2020.
Margem de erro: 3,5% pontos percentuais para mais ou para menos
Grau de confiança: 95%.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade