Opinião
Opinião
No mundo “global”, a maioria não sai do lugar.
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 06/12/2024 - 13:30
Todo mundo com um celular na mão.
Somos oito bilhões de pessoas no mundo, mais de 50% desta população vive nas cidades e, o dado mais interessante, é que 78% da população mundial com mais de dez anos tem celular. Claro que a quantidade varia de país para país, de região para região.
Nas áreas mais pobres no mundo, ter um celular não significa estar ligado a uma rede de comunicação, e especialmente a internet. O custo deste serviço ainda não chegou a grande parte da população mundial. Não por acaso se fala de inclusão digital.
No Brasil, mais de 78% da população com mais de dez anos têm celular, em países africanos esta média cai significativamente, 63%. O acesso a internet cai mais ainda. Os dados são da Organização das Nações Unidas (ONU)
Olhando para o celular e não vendo um palmo adiante do nariz.
O que é interessante, também, é que mais de 95% da população mundial tende a viver no mesmo lugar. Passar uma vida inteira sem se movimentar muito. Nascer e morrer sem ir muito longe. Lembrando que a média de vida da população mundial tem aumentado.
Enfim, estamos fadados a vivermos sem ir muito longe, mas ficarmos sabendo de coisas do outro lado do mundo. Temos uma vida local decretada, mas podemos ser pautados por temas mundiais e vivermos com os olhos em um horizonte muito além de nossa vida prática.
Isso é bom ou ruim? Acredito que nos faz ficarmos ignorantes de nossas próprias vidas e preocupados com vidas que não conhecemos de maneira profunda. Não sabemos com detalhes, porque não temos tempo ou repertório para isso, o que realmente se passa além de onde estamos.
Porém, vivemos mais com os olhos para a “janela do além” do que enxergamos “um palmo além do umbigo”. Isto pode significar uma cegueira coletiva.
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade