No auge de casos de coronavírus em 2021: falta de oxigênio e medicamentos

Série 2º ano de pandemia

No auge de casos de coronavírus em 2021: falta de oxigênio e medicamentos

Reportagens Especiais por Luciana Peña em 16/03/2022 - 08:40

O drama da falta de oxigênio e medicamentos para intubação no auge de casos da segunda onda de coronavírus. É o que você confere no terceiro episódio da série de reportagens sobre o segundo ano da pandemia de Covid-19

No auge de casos de coronavírus, no segundo ano da pandemia, ainda havia muita aglomeração. Nos fins de semana, era comum a fiscalização flagrar festas clandestinas com centenas de pessoas.

Quando o apelo das autoridades não impactava mais, um vídeo, que teria sido divulgado por profissionais do Serviço Móvel de Urgência (Samu), chamou a atenção.

Nele, um profissional explicava de forma didática o que era a intubação de um paciente. 

Procedimento que ganhou popularidade durante a pandemia e que se tornou o maior receio de quem entrava numa unidade de saúde com suspeita de Covid.

O objetivo do vídeo era apelar para o bom senso, principalmente dos jovens que se arriscavam nas aglomerações.

Mas se a intubação já era um horror em si, imagina realizar o procedimento sem os medicamentos necessários, como por exemplo, relaxantes neuro musculares.

Pois no auge da crise nos hospitais, os medicamentos começaram a desaparecer do mercado. Com a alta demanda, os fabricantes não deram conta e os lotes comprados por hospitais de Maringá não foram entregues no prazo.

O então secretário Marcelo Puzzi lembra do dia em que hospitais públicos precisaram socorrer hospitais privados. [ouça o áudio acima]

Nem só medicamentos começaram a faltar. O oxigênio medicinal que mantinha a respiração dos pacientes intubados também evaporou. 

O consumo de oxigênio nas UTIs aumentou espantosamente. Em Maringá, uma situação deu o tom do desespero na rede pública de saúde. Em março, na UPA Zona Sul, a sobrecarga fez a pressão do sistema cair e dificultou a chegada do oxigênio até os pacientes internados. Um idoso morreu após a queda no nível de oxigênio.

Em nota a Prefeitura de Maringá informou que a apuração aberta para investigar a morte do paciente foi concluída. O Comitê Interno de Investigação Multiprofissional do Hospital Municipal enviou a análise do caso ao Ministério Público.

A conclusão é que não compete ao HM “definir nexo causal porque se tratava de um paciente muito grave, com inúmeros agravantes e além de várias comorbidades existentes”. 

Naquele momento da pandemia, cidades investiam em depósitos maiores de oxigênio e até em usinas para fabricar o próprio insumo. Maringá tentou construir uma usina.

Mas segundo a prefeitura, uma comissão avaliou que não seria viável para o município, porque o Hospital Municipal e a UPA Zona Sul não poderiam ficar sem o contrato de fornecimento de O2.

É que as usinas fabricam oxigênio com 85% a 95% de pureza, mas o paciente não pode receber um oxigênio com pureza inferior a 95%.

Ou seja, quando baixasse a qualidade da usina, o tanque de oxigênio, que tem 99% de pureza, teria que ser acionado.

A crise do oxigênio passou. Voltamos a respirar mais aliviados com o avanço da vacinação. Ficava a dor pela perda de amigos e familiares. É o que você confere no próximo episódio.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade