Opinião
Não confunda sorte com oportunidade
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 16/09/2024 - 08:00
Você se considera uma pessoa de sorte?
Imagine a cena, nada incomum, uma pessoa em uma rodada de jogo de cartas, já perdeu muito a noite toda, mas insiste em permanecer na mesa e joga de uma única vez o pouco que lhe resta. Indago pelo azar do dia até aquele momento, a pessoa argumenta, “se perdi até agora, chegou a minha vez de ganhar”. Será?
Tem quem acredite na sorte. Porém, a chance de perder em jogos de azar é sempre maior. Uma “fezinha na loteca” já experiência que muitos de nós passamos. Cravamos a esperança, mas minguam as esperanças na lógica da estatística.
É mais fácil você se tornar presidente da república do que ganhar na loteria. Digo mais, ganhar na loteria tem mais variáveis incontroláveis do que sua aventura política na busca de subir a rampa do Planalto.
Mas, onde as chances aumentam ou onde estaria a sorte?
Cálculo que se você cultivar as oportunidades as chances para qualquer coisa que busque na vida aumentam. É sempre bom estar no lugar certo, na hora certa.
Considero que se você está disposto a levar um “raio na cabeça”, ficar em um gramado em meio a tempestade aumenta suas chances. Também, se quiser evitar, melhor estar dentro do seu carro com as portas e janelas fechadas.
Logo, o raio cai de forma aleatória, mas você pode ajudar a ele te encontrar com mais facilidade, também pode evitá-lo. Logo, as oportunidades ocorrem da mesma forma. Temos que buscar estarmos mais próximos dela nos encontrar.
Diante de que na vida não controlamos tudo, seria muito bom que pudéssemos pelo menos fazermos a nossa parte. Assim, tudo o que nos acontece pode ser explicado pela lógica da probabilidade. Sendo assim, aumente suas chances e de uma forcinha para a “sorte”.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade