Se você ainda não acertou as contas com o leão, fique de olho no calendário. O prazo final para a entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022 se encerra na próxima terça-feira (31). Em todo o Brasil, já foram processadas 26,5 milhões de declarações, das 34,1 milhões aguardadas, cerca de 77% do total.
Em Maringá, já são mais de 81 mil declarações entregues, das 111.200 aguardadas, segundo dados da Receita Federal de Maringá, atualizados nesta quarta-feira (25). Percentualmente, o número de declarações entregues está além do esperado. Já são 72,8% de declarações processadas na cidade. Costumeiramente, cerca de 50% dos contribuintes maringaenses deixam para entregar o documento apenas na última semana.
Mesmo assim, ainda existem os atrasadinhos. Há 6 dias do prazo final, muitas pessoas resolveram procurar os escritórios de contabilidade só agora. O Glicério Rampazzo é contador e diz que o movimento no escritório subiu bastante nos últimos dias. [ouça no áudio acima]
Segundo a Receita Federal, devem declarar o mposto de Renda pessoas que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70. A declaração pode ser feita em três plataformas diferentes. Tratam-se do programa Gerador, que pode ser baixado diretamente no site da Receita Federal; o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones e tablets e também diretamente pelo site, em gov.br/receitafederal.
Ainda segundo o contador, muitas pessoas se confundem quando tentam fazer a declaração sozinhas em casa. Por isso, a orientação é sempre procurar um profissional, e nunca deixar para a última hora. [ouça no áudio acima]