Milhares de eleitores foram às urnas nesse domingo em Maringá (15)
Imagem Ilustrativa/Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Eleições 2020

Milhares de eleitores foram às urnas nesse domingo em Maringá (15)

Eleições 2020 por Victor Simião em 16/11/2020 - 08:44

Uma eleição que entrou para a história por causa da pandemia de coronavírus. Nos locais de votação muito álcool em gel e distanciamento. Mas também muita reclamação por causa da alteração de seções eleitorais. A apuração foi mais demorada e ao final as urnas confirmaram o que as pesquisas mostravam: Ulisses Maia foi reeleito.

A eleição em plena pandemia de coronavírus exigiu bom senso de eleitores e muito esforço da Justiça Eleitoral.

Todos fizeram a sua parte. Eleitores foram para os locais de votação bem protegidos por máscaras e encontraram em todos os colégios eleitorais muito álcool em gel.

O que nem todo mundo encontrou foi a seção eleitoral. Com menos urnas à disposição, nestas eleições a Justiça Eleitoral precisou agrupar seções e o eleitor que deixou para conferir o local de votação no dia da eleição teve dificuldade.

É que o e-Título, aplicativo que informa a seção eleitoral estava com instabilidade.

Mas o agrupamento das seções também trouxe outro problema: filas. No colégio Gerardo Braga, por exemplo, a fila em duas seções deixou eleitores aguardando por quase uma hora..

Foi um teste para o eleitor disse Rodrigo Martucci. [ouça no áudio acima]

Fora estes contratempos, a votação em Maringá foi tranquila. A Polícia Militar recebeu uma denúncia de boca de urna, mas quando chegou ao local não encontrou nada de errado.

A apuração ia bem, mas de repente o sistema ficou lento e a previsão de encerramento rápido não se concretizou. A explicação é que a centralização no TSE provocou a demora.

Por volta das 20h30 com mais de 90% das urnas apuradas foi confirmada a vitória em primeiro turno do prefeito Ulisses Maia. O candidato que é do PSD obteve 103.010 votos 56,85% dos votos válidos. O segundo colocado foi Homero Marchese, do Pros, com 18,85% dos votos.

O prefeito que até então acompanhava a apuração em casa, foi para o comitê de campanha encontrar os apoiadores. Fez discurso e falou com a imprensa. [ouça no áudio acima]

Por causa da pandemia, o percentual de abstenção foi alto: o maior entre as grandes cidades do interior do Paraná: 30,03%.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade