Mercado Livre de energia é apresentado às empresas
Luciana Peña/CBN Maringá

Maringá

Mercado Livre de energia é apresentado às empresas

Economia por Luciana Peña em 28/08/2018 - 12:07

É uma modalidade em que o consumidor de grande porte porte pode comprar energia mais barata. E  de um mercado que só trabalha com energia renovável.

Quando a gente acende a luz em casa, de onde vem a energia? Vem principalmente de hidrelétricas. Mas a Copel também fornece, em pequena quantidade, energia de termoelétrica, que é a energia do carvão, que agride o meio ambiente, mas que só é acionada em períodos de estiagem. Tá tudo misturado e a gente não tem escolha. Somos o consumidor cativo. Aquele que recebe a fatura todo mês em casa. Mas existe outro tipo de consumidor de energia. É o que compra do mercado livre. Uma modalidade nova que está em expansão. Atende principalmente grandes consumidores. Este consumidor, pode comprar só energia renovável, de hidrelétricas, eólicas, usinas de biomassa, e também economizar na fatura, ou melhor, no contrato com a Copel. O empresário Luiz Fernando Camilo, de uma rede de supermercados, diz que já fechou três contratos que vão vencer nos meses de novembro e outubro. E aí ele saberá qual foi a economia para a empresa.

Nesta terça-feira (28), técnicos da Copel Energia estão em Maringá para um workshop sobre mercado livre de energia. O gerente assistente da Superintendência de Compra e Venda, Henrique Romagnolo, diz que a economia pode chegar a 30% se o consumidor souber reduzir riscos e planejar os contratos. Podem participar do Mercado Livre consumidores com gasto mensal de no mínimo 500 kW de energia, ou fatura em torno de 100 mil reais.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade