Maringá tem 14 mil pedidos para cortes de árvores
Imagem Ilustrativa/Foto: Arquivo/Agência Brasil

Solicitações

Maringá tem 14 mil pedidos para cortes de árvores

Meio Ambiente por Victor Simião em 09/10/2020 - 16:12

Até o momento, 3 mil estão autorizadas. Os dados são da Secretaria de Serviços Públicos. Além do município, duas empresas terceirizadas trabalham nesse serviço. Conforme a Prefeitura, em torno de cem cortes são feitos por mês.

Com registros desde 2007, a Secretaria de Serviços Públicos de Maringá tem 14 mil pedidos de cortes e remoção de árvores. O dado foi obtido pela CBN nesta sexta-feira (09). Desse total, 3060 estão autorizadas para corte. Nas chuvas mais intensas registradas recentemente, ao menos 50 caíram. Ao todo, o município tem 142 mil árvores.

70 servidores da Semusp atuam nesse tipo de serviço, além de duas empresas terceirizadas.

Embora haja 14 mil registros, nem todas serão cortadas por uma série de motivos. Entre eles, às vezes não há razão clara. 8 mil solicitações são para podas e duas mil são ‘destoca’, que é a remoção da raiz.

Uma empresa terceirizada trabalha com ‘destoca’. A outra atua com o corte de árvores maiores. No caso desta última, a empresa ainda deve apresentar outros documentos para a Prefeitura de Maringá e assim acelerar o serviço, explica o secretário de Serviços Públicos da cidade, Antonio Padilha. [ouça no áudio acima]

Por mês em média são cortadas cem árvores em Maringá.

A lista para remoção de árvores,com 3 mil registros, tem sinalização de prioridades: emergência, urgência, prioridade 1 e prioridade 2. De acordo com a Semusp, 60 estão em situação de urgência - ou seja, precisando imediatamente de remoção.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade