Pela primeira vez, Maringá foi sede do 8º Rodeio de Caminhões, o maior evento de segurança viária do Brasil. A disputa ocorreu no sábado (1º). A competição é dividida em quatro etapas, que ocorrem nas regiões Sul, Norte, Leste e Oeste do país. A etapa Regional Sul é a primeira do circuito, que contou com 50 motoristas de caminhões-tanque de 25 transportadoras do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O diretor da transportadora que realizou o evento, Rômulo Hungaro, reforçou que os selecionados na regional são os melhores motoristas pontuados em performances de direção segura.
De Jaraguá do Sul (SC), o motorista Luiz Carlos Kruger ficou surpreso ao ser selecionado para a competição. É que a seletiva regional contou com quase 4 mil profissionais. "Eu nunca imaginei ser escolhido para representar a empresa, mas sei que é um reconhecimento importante nesses 22 anos de profissão", complementa.
A competição teve várias provas, como curva com cones, estacionamento de ré, estacionamento paralelo ao meio-fio em 90 graus e condução em linha reta com pinos e linha de paralela. Todas as manobras foram cronometradas. Para o caminhoneiro Marcelo Ricardo Silvestre, que trabalha a 25 anos na profissão, o mais difícil foi controlar o nervosismo. "São manobras que a gente sempre faz, mas nunca somos avaliados como aqui".
Além das provas práticas, os motoristas selecionados também fizeram provas teóricas, com questões sobre direção defensiva. Durante o evento, aconteceram várias ações, uma delas relacionadaa ao Meio Ambiente. A Cocamar distribuiu mudas de árvores plantadas por alunos da Apae por meio do projeto “Cultivar – Plantando com Mãos Especiais”.
O melhor motorista de caminhão-tanque do Brasil será conhecido no Nordeste.