Maringá registra maior variação no preço de alimentos, aponta Ipardes
Geraldo Bubniak/AEN

Paraná

Maringá registra maior variação no preço de alimentos, aponta Ipardes

Economia por Letícia Tristão em 06/02/2024 - 16:37

 A batata inglesa foi a que mais subiu de preço, segundo o relatório. A cebola, reduziu.

Cada ida ao mercado pode ser uma surpresa. Quanto será que os produtos aumentaram de preço? Ou será que está mais barato?

O Índice de Preços Regional Alimentos e Bebidas (IPR - Alimentos e Bebidas) do Paraná, é calculado todos os meses pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Em janeiro, variação média foi de 1,11% entre as principais cidades pesquisadas. São analisados 35 produtos que mais aparecem nas mesas dos brasileiros. Os principais aumentos observados no mês de janeiro foram a batata-inglesa (41,34%), laranja-pera (14,78%) e feijão carioca (7,35%).

E a maior elevação mensal ocorreu em Maringá (1,54%), acompanhada por Londrina (1,40%), Foz do Iguaçu (1,22%), Cascavel (1,13%), Ponta Grossa (0,89%) e Curitiba (0,48%). São pesquisados todos os meses mais de 300 estabelecimentos nessas cidades.

Considerando a variação mensal e os respectivos pesos de cada produto no cálculo do índice, a batata-inglesa foi responsável por 0,56% do resultado de janeiro. Outros itens que contribuíram para o reajuste do IPR foram leite integral (0,23%), arroz branco (0,17%), pão francês (0,15%) e laranja pera (0,14%).

É que o que acontece no campo, reflete no mercado e na mesa do consumidor. De acordo com instituições que acompanham a evolução da produção agrícola, esses reajustes no preço estão relacionados, no caso da batata, às chuvas que dificultaram a colheita da safra, a alta demanda por laranja durante o verão e a quebra de safra na produção de feijão. Por outro lado, o preço da cebola caiu 7,77%, pernil suíno (-5,86%) e banana-caturra (-4,88%).

Com informações da AEN.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048  

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade