Maringá recebe refugiados pela Operação Acolhida do Exército Brasileiro
Carina Bernardino/CBN

Venezuelanos

Maringá recebe refugiados pela Operação Acolhida do Exército Brasileiro

Cidade por Carina Bernardino em 24/10/2019 - 19:33

Os 49 imigrantes são familiares de motoristas venezuelanos que trabalham em uma transportadora da cidade. A Ministra da Mulher, Damares Alves, acompanhou a chegada das 12 famílias

Antes do reencontro, muita ansiedade. Aleksander Ali aguardava a mulher e a filha. 

Há mais de quatro meses sem ver a família, 12 dos 38 motoristas venezuelanos contratados em junho por uma transportadora de Maringá reencontraram os familiares nesta quinta-feira (24). 

O reencontro entre os refugiados da Venezuela aconteceu na sede do Sest/Senat, dentro da Missão Acolhida do Exército Brasileiro. A chegada das 49 mulheres, crianças e adolescentes foi num avião da FAB (Força Aérea Brasileira). O grupo, que estava em Roraima, estão no Brasil há três meses, mas antes precisou se regularizar. A Ximena Bitencourt não escondeu a saudade que estava do marido. 

A Operação Acolhida em Maringá, missão humanitária federal, contou com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e federais. A Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, reforçou o apoio brasileiro aos imigrantes venezuelanos. 

As 12 famílias que chegaram a cidade ficarão em casas alugadas pela Transpanorama, que serão pagas com os salários dos motoristas. Todos os imóveis foram mobiliados. O presidente do Grupo G10 Cláudio Adamuccio destaca o empenho da empresa pelo bem-estar dos refugiados. 

Para o Coronel Malucelli, presidente da Fetranspar (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná.) o país defende os brasileiros, mas jamais poderia deixar de acolher os estrangeiros que precisam de ajuda e precisam de apoio para começar uma nova vida. 

Em Maringá, os refugiados terão acesso a todos os serviços municipais. Até dezembro, a cidade receberá as outras 26 famílias dos motoristas venezuelanos contratados pela transportadora.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade