Maringá: Liminar autoriza volta às aulas presenciais em escolas filiadas ao Sinepe
Liminar autoriza a volta às aulas presenciais em escolas filiadas ao Sinepe-NOPR (Imagem ilustrativa/foto: Luciana Peña/CBNMaringá/arquivo)

Liminar

Maringá: Liminar autoriza volta às aulas presenciais em escolas filiadas ao Sinepe

Educação por Lethícia Conegero/GMC Online em 12/03/2021 - 21:39

Na noite desta sexta-feira (12), a Justiça concedeu liminar ao Sindicato dos Estabelecimento Particulares de Ensino do Noroeste do Estado do Paraná (Sinepe-NOPR), permitindo que as instituições de ensino privadas filiadas à entidade retomem as aulas presenciais. Em Maringá, as aulas presenciais estão suspensas pelo decreto municipal nº 632/2021.

A ação, expedida pelo juiz Fabiano Rodrigo de Souza, da 1ª Vara da Fazenda Pública, tomou como base o decreto estadual em vigor (nº 7.020/2021), que autorizou a retomada das aulas presenciais rede privada a partir da última quarta-feira (10). 

A liminar também prevê multa diária de R$ 10 mil para a Prefeitura de Maringá em caso de descumprimento da decisão.

Leia a decisão:

“[…] Defiro a medida liminar pleiteada para o fim de suspender o art. 12 do Decreto Municipal n. 632/2021, bem como autorizar o imediato retorno das atividades e serviços educacionais presenciais das escolas substituídas pelo impetrante, conforme diretrizes fixadas pelo Secretaria Estadual de Educação, mantendo o protocolo estadual de retorno gradual das atividades presenciais, com todos os cuidados necessários para combate e prevenção em relação ao coronavírus.”

De acordo com o presidente do Sinepe-NOPR, Wilson de Matos Silva Filho, “o sindicato pediu a liminar porque a legislação estadual atribuiu natureza essencial às atividades educacionais presenciais e permitiu a retomada das aulas presenciais na proporção de 30% da capacidade das escolas. Mas, este direito das escolas não estava sendo cumprido em Maringá”.

A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Maringá, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade