Maringá gerou mais de mil vagas de emprego em setembro
Imagem ilustrativa | Foto: José Fernando Ogura/AEN

Boa notícia

Maringá gerou mais de mil vagas de emprego em setembro

Economia por Luciana Peña em 30/10/2020 - 08:27

É o terceiro mês consecutivo de saldo positivo na criação de empregos. No Paraná, a indústria puxou o crescimento de postos de trabalho com carteira assinada.

Depois de quatro meses com desemprego em alta por causa da pandemia, Maringá está retomada de forma sustentável a geração de empregos. Nos últimos três meses, a diferença entre admissões e demissões tem sido positiva.

Nos meses mais críticos da pandemia a cidade perdeu 6651 postos de trabalho.
Mas a partir de julho a situação se inverteu. Em julho foram criados 242 empregos, em agosto, 768 e agora em setembro 1154.

Os setores que mais contrataram foram o comércio, serviços e construção civil.

No Paraná, o saldo também foi positivo, mas o crescimento foi puxado pela indústria, responsável por 6626 empregos. Logo atrás vem o comércio com 5398 vagas abertas.

Na indústria da transformação os destaques foram para a fabricação de móveis, confecções e artigos do vestuário e o setor automotivo, que criou 689 vagas, depois de amargar uma queda expressiva durante a pandemia.

Um dos setores mais atingidos pela crise, o setor automotivo dá mostras de recuperação, diz o economista da Fiep, Federação das Indústrias do Paraná, Evânio Felippe. [ouça no áudio acima]

Apenas dois fatores podem alterar a trajetória de crescimento do emprego: um deles é a Covid-19. [ouça no áudio acima]

E Maringá tem 645 vagas de emprego abertas na Agência do Trabalhador.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade