Maringá FC bate o Coritiba por 2 a 0 pela semifinal do Campeonato Paranaense
Maringá FC bate o Coritiba por 2 a 0 pela semifinal do Campeonato Paranaense | Foto: Fernando Teramatsu/MFC

Dominou!

Maringá FC bate o Coritiba por 2 a 0 pela semifinal do Campeonato Paranaense

Esporte por Felippe Gabriel/GMC Online em 18/03/2024 - 05:00

O Maringá FC não deu chances para o Coritiba e venceu a equipe da capital por 2 a 0, na noite deste domingo (17). A partida foi realizada no Estádio Regional Willie Davids, foi válida pela partida de ida da semifinal do Campeonato Paranaense e teve transmissão pela CBN Maringá em 95,5FM e no Youtube. Os gols foram marcados por Vilar e por Serginho, de pênalti.

Com a vantagem, o Tricolor pode perder por um gol de diferença no próximo confronto que ainda garante a classificação. Uma derrota por dois gols de diferença leva a decisão para as penalidades.

O duelo de volta contra o Coritiba acontece somente no dia 28, quinta-feira, em razão da parada para a Data Fifa. A bola rola às 20h, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela segunda partida da semifinal. 

O JOGO

O dia foi de chuva em Maringá, o que deixou o gramado encharcado. Mas devido a boa drenagem do campo do WD, o jogo conseguiu ser realizado sem muitos problemas.

Como novidade, o campeonato teve, pela primeira vez nesta temporada, instalações do VAR no estádio e a atuação da arbitragem de vídeo (que precisou ser acionada nesta noite). 

Na primeira fase, as duas equipes se enfrentaram pela 9ª rodada, no Couto Pereira, e empataram em 2 a 2, no que muitos consideram o melhor jogo do campeonato até aqui. Curiosamente, o zagueiro artilheiro Vilar também foi às redes nessa partida.

O primeiro tempo foi de grande intensidade por parte das duas equipes, mas de maior eficiência do Maringá. Com a marcação muito alta e acelerando o jogo, o Tricolor conseguiu um escanteio logo no início e foi às redes com o zagueiro Vilar (3’). 

Depois de uma sequência de lances, o VAR interviu e recomendou a marcação de um pênalti para o Maringá, após mão de Natanael dentro da área. A falta foi confirmada e Serginho converteu para ampliar no WD (16’).

O restante da primeira etapa foi de muita trocação, com a posse de bola dividida entre as equipes (50% x 50%). Mas enquanto o Maringá levava perigo para o goleiro Pedro Morisco, o Coxa esbarrava no bom encaixe da defesa maringaense, e não viu Dheimison trabalhar. Mesmo com a vantagem, o Dogão não baixou o ritmo e foi para o intervalo podendo ter feito mais.

Na volta para a segunda etapa, o Coxa ensaiou uma melhora e chegou nos minutos iniciais, mas logo viu o Maringá retomar o controle das ações e dominar a partida na intensidade e no ritmo, além de ter as melhores chances. Serginho, Rodrigo e Bruno Lopes chegaram com perigo. 

A defesa maringaense foi soberana sobre as estrelas do ataque do Coritiba, que pouco fizeram. Apesar da intensidade, o Tricolor não conseguiu ampliar, mas construiu uma boa vantagem no confronto.

1º tempo

Começando com a bola, o Tricolor partiu para o ataque e conseguiu um escanteio logo no início. Na cobrança de Marcos Vinicius, Bruno Lopes desviou e a bola sobrou para o capitão Vilar, que dominou e mandou para as redes, abrindo o placar da partida aos 3 minutos.

Ainda em cima e pressionando muito, aos 10’, Zé Vitor arriscou um chute de fora da área e levou muito perigo para Morisco, que precisou se esticar todo para fazer a defesa. 

Em seguida, o VAR chamou o árbitro Selmo Pedro dos Anjos Neto para uma revisão de um possível toque de mão de Natanael dentro da área, após o chute de Zé Vitor. O lateral do Coxa saltou com os braços levantados. Depois de quase cinco minutos de paralisação — no que foi a primeira intervenção do VAR no campeonato –, o árbitro foi à beira do campo, reviu o lance e apontou pênalti para o Maringá.

O responsável pela cobrança foi o camisa 10 Serginho, que deslocou Morisco e mandou no cantinho, ampliando aos 16’.

A primeira chegada do Coritiba foi aos 19’, com Arilson, que limpou a marcação dentro da área e teve o chute travado pela defesa.

Ensaiando uma reação, Figueiredo partiu em contra-ataque pela direita e cruzou para Robson, que cabeceou para fora.

O Maringá estava muito bem na partida e tinha um ritmo intenso no ataque. Aos 30’, Serginho dominou a bola na área e cruzou fechado. Na segunda trave, Bruno Lopes apareceu livre, mas mandou para fora.

O Coxa respondeu novamente com o volante Arilson, que recebeu de Robson e chutou forte chegando de trás, mas a bola desviou na zaga e foi para escanteio. 

O momento era do Coritiba, que chegou novamente, desta vez com Robson. Figueiredo cruzou pela direita e Leandro Damião tentou uma bicicleta, mas errou a bola sobrou para Robson, que carimbou a defesa e ganhou novo escanteio.

Quando o Maringá não chegava a um tempo, o goleiro Morisco quis dar mais emoção ao jogo e saiu jogando errado. O Dogão recuperou a bola no ataque e Morelli finalizou rasteiro, para o goleiro do Coxa se redimir e fazer a defesa.

2º tempo

Quem voltou melhor foi o Coxa, que pressionou no início. Aos 3’, Frizzo tabelou com Damião, invadiu a área e finalizou, para ótima defesa de Dheimison. 

Mas o Maringá logo respondeu e fez uma blitz contra a defesa do Coritiba. Em mais uma saída errada da defesa alviverde, Caíque aproveitou e finalizou de fora. A bola desviou e foi para escanteio. Na cobrança, Morisco saiu de soco na bola, que sobrou para Morelli. O volante emendou de primeira e a bola saiu raspando a trave direita do gol.

Novamente no ataque, o Coxa chegou com Damião, que tentou mais uma bicicleta. Desta vez acertou, mas mandou fraco para a defesa tranquila de Dheimison.

Com a boa vantagem, o Dogão começou a desacelerar a partida e já não tinha pressa para repor a bola em jogo. Mesmo assim, assustou com Serginho, com um chute de fora da área que passou muito perto da trave de Morisco.

O Maringá dominava e chegava sempre com muito perigo, com Rodrigo e Bruno Lopes. 

Depois de mais uma longa paralisação do VAR, por lance entre Morisco e Rodrigo — no qual o volante levou a pior e precisou ser substituído –, o Coritiba chegou com perigo em jogada de Robson, que invadiu a área e cruzou, a bola passou por toda área e Damião não conseguiu alcançar.

Os minutos finais foram de marcação alta do Maringá, que pressionava para buscar o terceiro gol e encaminhar a classificação. O Coxa até tentou com Robson, mas não chegou ao gol.

 

A bola parou de rolar no WD, mas ela continua na CBN Maringá. Nesta segunda-feira, 18, às 19h, a seleção do rádio comenta, no CBN Esportes, todos os detalhes do Tricolor Maringaense na temporada.  

Acompanhe no YouTube da CBN Maringá ou no radinho 95,5 FM.

FICHA TÉCNICA

Maringá FC 2×0 Coritiba – Semifinal do Campeonato Paranaense – Ida

Data e hora: 17 de março de 2024, às 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Regional Willie Davids – Maringá (PR)
Árbitro: Selmo Pedro dos Anjos Neto
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos e João Fábio Machado Brischiliari
4º árbitro: André Ricardo Martins
Cartões amarelos: Natanael (15’ 1T), Morelli (40’ 1T), Tito (41’ 2T), Guto Ferreira (45’ 2T, no banco)
Cartões vermelhos: –
Gols: Vilar (3’ 1T), Serginho (16’ 1T)

Maringá FC: Dheimison; Marcos Vinícius, Ronald, Vilar, Tito, Caíque (Max Miller, 34’ 2T); Rodrigo (Lucas Bonifácio, 41’ 2T), Morelli (Robertinho, 41’ 2T), Zé Vitor; Serginho (Iago Santana, 20’ 2T), Bruno Lopes (Mirandinha, 34’ 2T). Técnico: Jorge Castilho.

Coritiba: Pedro Morisco; Natanael (David, 34’ 2T), Benevenuto, Maurício Antônio, Jamerson; Arilson, Sebastián Gómez (Matheus Bianqui, 18’ 2T), Matheus Frizzo (Lucas Ronier, 34’ 2T); Figueiredo, Robson, Leandro Damião. Técnico: Guto Ferreira.

Público total: 5.421
Público pagante: 5.045
Público livre: 376
Renda total: R$ 143.862,00

Acesse GMC Online 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

O zagueiro artilheiro Vilar marcou novamente contra o Coritiba e abriu o placar na noite deste domingo | Foto: Fernando Teramatsu/MFC
O zagueiro artilheiro Vilar marcou novamente contra o Coritiba e abriu o placar na noite deste domingo | Foto: Fernando Teramatsu/MFC

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade