Limpeza de túmulos gera renda para várias famílias
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Finados

Limpeza de túmulos gera renda para várias famílias

Economia por Luciana Peña em 11/10/2019 - 11:11

No Cemitério Municipal de Maringá, homens e mulheres se dedicam a esta atividade, e a procura pelo serviço aumenta com a proximidade do Dia de Finados. Os mais antigos estão há 30 anos limpando túmulos no cemitério, entre eles,  a dona Maria Prazer dos Santos, que tem 88 anos de idade. 

Cuidar dos túmulos em cemitérios é um gesto de amor daqueles que ficam. Um reconhecimento por aqueles que já se foram. Mas nem todo mundo tem tempo ou condições de limpar e zelar pelas sepulturas. Silvana de Campos paga pelo dia de serviço para uma mulher que limpa túmulos. 

E são vários homens e mulheres que se dedicam a esta atividade. Maria Madalena Meneguello trabalha há décadas no cemitério. 

Há 30 anos neste trabalho  também está a dona Maria Prazer dos Santos, ou Maria Sergipana como todo mundo a conhece. Ela tem 88 anos e não se cansa. Cuida de 90 túmulos. 

Com o Dia de Finados chegando aumenta a procura pelo serviço. Os diaristas acabam ganhando um extra. Mas trabalho tem o ano inteiro. E com este trabalho muita gente criou filhos e netos, diz o gerente do Cemitério Municipal, Carlos Parolin.

Sobre o furto em túmulos, qualquer reclamação deve ser feita na administração do cemitério pelo telefone 3901 1769.

Dona Maria, de 88 anos
Dona Maria, de 88 anos

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade