Liminar derruba ‘lei seca’ para duas redes de supermercados de Maringá
Imagem ilustrativa/foto: Igor Ovsyannykov/ Pixabay

Decisão

Liminar derruba ‘lei seca’ para duas redes de supermercados de Maringá

Economia por Lethícia Conegero/GMC Online em 02/12/2020 - 21:18

Duas redes de supermercados de Maringá conseguiram liminar na Justiça para vender bebidas alcoólicas em qualquer dia e horário. O pedido das redes Angeloni e Muffato foi aceito pelo juiz de Direito Substituto Marcel Ferreira dos Santos, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Maringá, nesta quarta-feira (2).

Em decreto publicado na última segunda-feira (30), com medidas restritivas para tentar conter o avanço do coronavírus, a Prefeitura de Maringá proibiu a venda e o consumo de bebida alcoólica em estabelecimentos comerciais após as 17h de segunda a sexta-feira, e em tempo integral aos sábados e domingos. Conforme o documento (nº 1840/2020), a multa pelo descumprimento da “Lei Seca” seria de R$ 10 mil para empresas e de R$ 1,5 mil para consumidores. Em caso de reincidência, a multa dobraria e o estabelecimento poderia ser interditado e até perder o alvará. 

Com a liminar concedida nesta quarta-feira (2), as duas redes de supermercados que tiveram a liminar aceita podem vender bebidas alcoólicas sem restrição de dia e horário. Leia a decisão do juiz:

“Diante do exposto, defiro o pedido liminar, para o fim de suspender a eficácia do art. 2º do Decreto nº 1804/2020, em relação às impetrantes, autorizando-as a vender bebidas alcoólicas e via sistema delivery, sem quaisquer restrições de dias e horários, de modo a garantir que não ocorra o consumo imediato destes produtos em seus estabelecimentos ou em locais públicos próximos”.

A Prefeitura de Maringá informou que ainda não foi notificada e, portanto, não irá se pronunciar.

(atualização 03/12, às 10h02):  A reportagem foi atualizada para correção da informação sobre a comercialização de bebidas “quentes” pelas redes de supermercados. Diferentemente do que havia sido informado pelo GMC Online anteriormente, a liminar liberou a venda de qualquer bebida alcoólica, sendo “quentes” ou já resfriadas, a qualquer dia e horário

(atualização 03/12, às 14h50): Em nota, assinada pela diretoria de Comunicação, a Prefeitura de Maringá se manfiestou nesta quinta-feira sobre a liminar obtida pelas redes de supmermercados: 

"A Prefeitura de Maringá lamenta profundamente que os Supermercados Angeloni e Mufatto tenham colocado o lucro na venda de bebidas alcoólicas acima da luta pela preservação da vida. A liminar judicial que favorece os interesses privados e materialistas, em detrimento às medidas de proteção à saúde pública, é uma arma daqueles que não se preocupam com a população em um momento de extrema gravidade. A Procuradoria Jurídica do Município recorre da decisão e agradece aos outros estabelecimentos que estão sensíveis ao enfrentamento da Covid 19, colaborando com muita consciência para que o mais rapidamente possamos vencer esse momento difícil.
Diretoria de Comunicação/Prefeitura de Maringá"

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade