Lei para "inglês ver"
CBN Maringá

Opinião

Lei para "inglês ver"

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 16/04/2021 - 11:40

O Brasil tem uma legislação avançada em inúmeros aspectos. Conversas com especialistas no direito público ou privado sempre falam sobre o quanto a ciência jurídica no Brasil avançou e tem normas modernas, leis que demonstram o respeito ao ser humano, a sua dignidade. Mas, se a lei é boa, por que temos tantos comportamentos ruins?

A Constituição é um bom exemplo. Promulgada em 1988, ela é considerada humana, avançada e cidadã. Contudo, há quem deseje mudar a lei. Considera que o problema é a falta de leis mais rígidas. Se tivéssemos uma legislação com maior rigor, punições, o cidadão se comportaria melhor. Será?

Todo o lugar que tem excessos de leis demonstra o quanto o mal comportamento está presente. O bom senso não impera onde se necessita de rigidez na norma. A má intenção impera. Nós, brasileiros, sabemos bem o que é isso. O excesso de regras se colocam como uma forma de fazer cumprir o combinado. 

Mesmo com tantas regras, o país vive a impunidade. Sabe-se que a lei sempre foi objeto de estudo para que se garanta através de suas brechas uma forma de atender aos interesses pessoais sem que se burle a lei, apenas usar da interpretação para justificar a má intenção. 

Já é fala corrente e constante, o Brasil tem o maior número de advogados do mundo. Talvez isso seja a demonstração do quanto as coisas se resolvam na Justiça porque nada se faz pelo que os princípios da ética, da boa conduta, se cumpra. 

Logo, nossos hábitos nos condenam e isso  não há norma que resolva. Ela apenas espelha ou o nosso mal caráter ou o ideal de se ter uma conduta correta sem que, necessariamente, isso seja cumprido.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade